São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 1997
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Aeronave comporta até 550 passageiros

ERNESTO KLOTZEL
ESPECIAL PARA A FOLHA

A bela e longa aeronave que saiu do hangar da fábrica de Everett é quase igual ao Boeing-777/200, com exceção de seu incrível comprimento.
Com seus 73,9 m de comprimento, é 10 m maior que o modelo básico e supera em mais de 3 m o Boeing-747/400.
O "alongado" pode transportar de 328 a 394 passageiros em configuração de 3 classes, 400 a 479 em 2 classes e até 550 na versão econômica.
O 747/400 continua seu reinado mundial com capacidade de transporte de 420 a 568 passageiros, alcance superior aos 13.000 km e peso máximo de decolagem de 397 toneladas. O 777/300 apresenta um alcance de 10.500 km e peso máximo de decolagem de 299 toneladas.
Não se pode negar que o 777/300 deve substituir os grandes jatos mais antigos, pois, além do modernismo de seu projeto, reduz em um terço o consumo de combustível e em até 40% os custos de manutenção dos antigos Jumbos.
Cerca de 200 aeronaves 747/100 e 200 ainda voam na região Ásia-Pacífico, região de maior crescimento de tráfego aéreo (7%, contra 5,5% da média mundial por ano).
Em termos de aumento de frequências, numa região que se caracteriza por um grande número de vôos internos ou "regionais", as novas aeronaves também ligarão com vôos diretos cidades de intenso intercâmbio comercial, como Tóquio e Cingapura, Honolulu e Seul ou San Francisco e Tóquio.
Flexibilidade
Na indústria aeronáutica os fabricantes de aeronaves e de turbinas atraem clientes acenando para a capacidade de "crescimento" de seus produtos.
Assim, uma série de características de alcance e capacidade (aeronaves) e de potência (turbinas) pode ser satisfeita sem que isso exija grandes modificações no modelo original.
Essa tão procurada flexibilidade de missões tem um exemplo máximo na concepção dos três modelos do Boeing-777.
Fuselagem e cabine ampla (com exceção do super alongamento do modelo 300) são mantidas. Os três fabricantes de turbinas oferecem produtos com empuxos em degraus graduais para o modelo básico, de 33.596 kg a 35.000 kg, e para o 777/300, de 38.000 kg a 44.500 kg.
A asa do modelo original tem melhores condições de operação na decolagem e subida em climas quentes. Ela é a mesma para todos os modelos e comporta até 171 mil litros de combustível.
A Boeing incluiu em todos os seus modelos 777 mais de 80 itens considerados opcionais, entre eles a comunicação via satélite e o GPS (Sistema de Posicionamento Global).
A família 777 é a primeira da Boeing a incorporar o sistema "fly-by-wire", que elimina elementos mecânicos de comando das superfícies de controle de vôo (alerões, leme, profundor).
Eles são substituídos por circuitos elétricos controlados por computador. Eles comandam diretamente os atuadores hidráulicos junto às superfícies móveis.
(EK)

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