São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Contos acompanham Hemingway em Cuba

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Cada aventura vivida por Ernest Hemingway merece um livro. Os acidentes aéreos na África, a participação nas duas grandes guerras, o cotidiano na Guerra Civil Espanhola, seus amores.
Já o período que o escritor norte-americano passou em Cuba talvez não merecesse um tratado, mas valeria um livro de contos.
E é exatamente esse o estilo de "Seguindo os passos de Hemingway em Havana", do cubano Ciro Bianchi Ross.
Bianchi conta algumas curiosidades da passagem do escritor pela ilha. Foram 22 anos de idas e vindas entre a chácara La Vigía, em San Francisco de Paula, e Europa, África, América do Sul e EUA.
Hoje, o local é um museu (fica perto de Havana) e, por isso, o livro tornou-se um guia importante para os visitantes da casa.
Segundo o também laureado com o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, La Vigía foi a única residência estável de Papa Hemingway.
No livro, não há nada de aventuras grandiosas. Apenas detalhes, que, para os fãs, equivalem a descobertas magníficas.
O velho e o bar
Algumas curiosidades: a máquina de escrever do Prêmio Nobel de Literatura de 1954 continua lá. O governo cubano resistiu a uma oferta de US$ 50 mil pela relíquia, que Hemingway deixava de lado para usar lápis.
O Floridita é outro passo a ser seguido. O bar onde Hemingway passava suas tardes ostenta uma placa em cima do local onde o escritor costumava sentar-se. Nela, o dono do bar homenageia o Prêmio Nobel de Literatura recebido pelo autor de "O Velho e o Mar".
As pescarias de Papa Hemingway, assim como a do velho Santiago do livro, rendem bons momentos. Até torneios -com o nome do escritor- de pesca de agulhão foram disputados. Um dos vitoriosos foi Fidel Castro, que se confessou fã ao próprio Papa.
É uma pena que suas 61 páginas não tragam mais detalhes sobre o relacionamento entre os dois. Vale ir até lá descobrir.

Livro: "Seguindo os Passos de Hemingway em Havana"
Autor: Ciro Bianchi Ross
Páginas: 61
Onde: Livraria Cultura
Telefone: (011) 285-4033
Preço: R$ 15

Texto Anterior: Jardins a 25 km de SP têm entrada grátis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.