São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro quer punir trabalho irregular em carvoarias

RUBENS VALENTE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ÁGUA CLARA (MS)

O ministro da Previdência e Assistência Social, Reinhold Stephanes, anunciou ontem em Água Clara (MS) que pretende responsabilizar e punir empresários suspeitos de praticar irregularidades trabalhistas na exploração do carvão, feita em áreas com plantação de eucaliptos na região.
Stephanes disse que o ministério está levantando uma lista de empresários suspeitos e que alguns deles são " altamente conhecidos pela sociedade".
No entanto, o ministro afirmou que ainda não sabe de que forma os empresários serão responsabilizados, nem como serão punidos.
Ele foi conhecer o projeto-piloto da fazenda Agropeva, que pretende melhorar a qualidade de vida das famílias dos carvoeiros.
O projeto é parte do programa Vale-Cidadania, que conseguiu tirar das carvoarias cerca de 2.200 crianças com o pagamento mensal de R$ 50 às suas famílias, desde que a criança ficasse fora do trabalho e matriculada em escola.
Apesar dos avanços para a erradicação do trabalho infantil, persistem denúncias de irregularidades trabalhistas.
A coordenadora da subcomissão de investigação das condições de trabalho nas carvoarias em Três Lagoas (MS), Edma Aranha, 43, disse que "ainda há um árduo caminho pela frente".
Em fiscalizações realizadas neste mês, foram descobertas pelo menos seis crianças trabalhando na extração do carvão. O mais grave, segundo ela, é o atraso salarial e os descontos em folha de pagamento.

O repórter Rubens Valente viajou a Águas Claras a convite do governo do Mato Grosso do Sul.

Texto Anterior: Rainha terá 2º julgamento em Vitória
Próximo Texto: Delegado de Querência do Norte é exonerado; Marcha começa com invasão no Paraná; MST saqueia caminhão na Transamazônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.