São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soro pode ter provocado 11 mortes em PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Secretaria da Saúde de Pernambuco anunciou ontem a suspensão do uso do soro Ringer Lactado em todos os hospitais do Estado. O medicamento pode ter provocado a morte de 11 pessoas este mês e sequelas em outros 14 pacientes.
A suspeita de que o produto possa ter causado as mortes partiu da Sociedade de Anestesiologia de Pernambuco. Em comunicado, a entidade alertou a secretaria sobre complicações ocorridas principalmente durante ou após cirurgias nas quais os pacientes foram tratados com o soro.
Segundo a diretora da entidade, Eliane Martins da Costa Lima, os pacientes sofreram acidentes vasculares no cérebro, pulmão ou coração, provocados por entupimento de vasos.
"Houve relatos de morte súbita, de perda de sensibilidade, redução de força nos membros e até de paralisia de um dos lados do corpo."
Em 23 dos 25 casos descritos, afirmou Eliane, havia em comum o uso do soro, usado para reidratação ou como meio condutor de outros medicamentos líquidos, como anestésicos.
Todas os casos aconteceram em seis dos melhores e mais caros hospitais particulares de Recife.
"Quero descobrir o que aconteceu e vou levar esse caso até o fim", disse a advogada Rilane Dueire Lins Miranda, filha do também advogado Zanoni Lira Lins, 69, morto no dia último dia 18, após passar 14 dias em coma.
Segundo a advogada, Lins sofreu um acidente vascular cerebral seguido de infarto em 4 de setembro, no final de uma cirurgia de diverticulite, realizada no hospital Santa Joana, um dos seis citados pela sociedade.
"Minha cunhada integrava a equipe médica e garantiu que não houve erro do grupo", disse ela. "Não penso em processar ninguém, mas quero saber o que aconteceu com meu pai."
O secretário da Saúde do Estado, Gilliat Falbo, afirmou que, por precaução, "todos os hospitais" foram orientados a não usar o soro enquanto não houver um laudo definitivo sobre as mortes.
Equipes da Vigilância Sanitária estão recolhendo amostras da solução para análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde, no Rio.
"Vamos aguardar os resultados e examinar os prontuários médicos das supostas vítimas", disse o secretário. "Também vamos averiguar as estatísticas para verificar se o número de casos relatados é muito superior ao normal."
Procurados ontem por telefone pela Agência Folha, os diretores do laboratório Endomed, fabricante do soro Ringer Lactado, no Ceará, não foram localizados. A informação era de que eles estavam em reunião.

Texto Anterior: Conheça os principais pontos do novo Código de Trânsito Brasileiro
Próximo Texto: Governo apura vazamento de exames
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.