São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM fará radiopatrulamento a pé em SP

CRISPIM ALVES; OTÁVIO CABRAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo passo do novo comando da Polícia Militar de São Paulo, além da realização de operações especiais semanalmente, será a implantação do chamado "radiopatrulhamento a pé", conforme definição do coronel Carlos Alberto de Camargo, comandante-geral da tropa.
A intenção é ter o maior número possível de policiais circulando a pé. O problema é o número insuficiente de rádios portáteis para comunicação. De acordo com Camargo, o radiopatrulhamento a pé é uma das etapas de implantação do policiamento comunitário.
"O primeiro passo para a implantação do policiamento comunitário é fixar o policial na comunidade onde ele trabalha. Ele precisa conhecer as pessoas, se integrar dos problemas da área, para haver uma integração que facilite o policiamento."
Essa é a tônica da nova filosofia que o novo comando quer adotar. Como em uma cidade do interior, Camargo pretende fazer com que os policiais conheçam e sejam conhecidos pelos moradores das áreas onde atuam.
Para que isso funcione, Camargo prega que os policiais precisam depender menos dos carros de patrulhamento. "Os policiais também precisam ter autonomia nas ruas.
Ele precisa trabalhar a pé, andando pelas ruas, equipado com um rádio, para ter facilidade de chamar reforço caso necessário."
Apesar de ressaltar as limitações do caixa do governo do Estado, o novo comandante afirmou que vai reivindicar mais rádios portáteis.
"Vamos trabalhar com os meios que dispusermos no momento. Não vamos ficar dependendo de nada mais para iniciar o trabalho. Mas vamos comunicar ao secretário e ao governador todas as nossas carências."
Amanhã, a PM vai realizar uma megaoperação em todo o Estado. Todas as unidades da corporação vão participar. Os detalhes estão sendo fechados pelo CPM (Comando de Policiamento Metropolitano) e pelo CPI (Comando de Policiamento do Interior).
A ação terá as mesmas características da Operação Metrópole, realizada na última sexta-feira e que será repetida uma vez por semana. Além dos pontos de policiamento nas cidades, a PM vai fazer também, por meio da Polícia Rodoviária, bloqueios nas estradas.
Ainda não foi definido o total do efetivo que será empregado na operação, a segunda feita pelo novo comando em menos de uma semana. "Meu principal objetivo é mudar a mentalidade tanto do policial quanto da população", disse Camargo, que pretende participar da ação.
Na sexta-feira, o comandante se reúne pela primeira vez com todos os coronéis da PM. No encontro, será debatida a nova forma de atuação da tropa. (CA e OC)

Texto Anterior: Fischer e Camargo farão exames
Próximo Texto: Coronel vetou torcida organizada em estádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.