São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Rodízio termina em trânsito recorde

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo teve ontem, último dia do rodízio, o maior congestionamento desde a implantação da operação antipoluição.
O pico do trânsito foi registrado às 19h, quando havia 147 km de congestionamento na cidade. O recorde anterior havia sido registrado em 15 de agosto, também uma sexta chuvosa, com 143 km de lentidão às 19h.
Segundo Eduardo Macabelli, gerente de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as complicações no trânsito foram agravadas por causa de quatro atropelamentos e um acidente -envolvendo uma moto e um automóvel- que ocorreram em pontos estratégicos da cidade a partir das 16h de ontem.
Os reflexos dos acidentes foram sentidos na marginal Pinheiros, na Radial Leste e nas avenidas Aricanduva e Rebouças, atingindo os eixos norte-sul e centro-leste.
"Os índices são sempre maiores às sextas-feiras. A chuva também colaborou para as complicações, mas os acidentes foram decisivos para esse recorde", diz Macabelli.
O índice de adesão ao rodízio entre os carros foi ontem de 97,3% -mais alto que a média da semana (97,1%), segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O deputado estadual Ricardo Trípoli, do mesmo partido que o governador Mário Covas (PSDB), apresentou ontem projeto que cria o "rodízio-surpresa", que pode ser implantado em qualquer época do ano, quando houver poluição alta, dependendo apenas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Com isso, a capital pode passar a ter três tipos de rodízio de veículos: o emergencial, previsto no projeto de Trípoli, que valeria também para os municípios vizinhos; o permanente, municipal, só no centro expandido da cidade e nos horários de pico; e o de inverno, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, entre maio e setembro, que também atinge as cidades vizinhas.
Pela proposta de Trípoli, o rodízio surpresa poderia ser adotado "sempre que a poluição atingir padrões que comprometam a qualidade do ar". Segundo o deputado, esses padrões não devem ser definidos em lei, mas ficar a cargo da Secretaria do Meio Ambiente.
O projeto do deputado também estende para sempre o rodízio de inverno, cuja realização só está garantida por lei até o próximo ano.
Balanço
Pelo balanço divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente, quase 1 milhão de autuações foram feitas no período do rodízio, iniciado em 23 de junho. Transformadas em multas e pagas, essas autuações devem render à secretaria perto de R$ 50 milhões -igual a um quarto de todo o seu orçamento para 98.
No universo de autuações já processadas no computador, 35% não se confirmaram. São casos em que a placa ou a descrição do carro anotadas pelo fiscal do rodízio não bate com os dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por exemplo.

Próximo Texto: Placas serão sorteadas em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.