São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio é capital cênica do Brasil em outubro

ANNA LEE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Rio será palco da segunda edição do Rio Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro do Rio, de 13 a 19 de outubro. Serão apresentados 16 espetáculos de nove países, entre eles Inglaterra, França, Espanha, Bélgica e Tunísia.
Além dos teatros Carlos Gomes e Glória, o festival ocupará as ruas do centro, os Arcos da Lapa (centro), o Arpoador (zona sul) e o Teatro Armazém (na zona portuária do Rio).
"Queremos levar o teatro para a rua. Não tem sentido eventos como esse acontecerem em salas fechadas a preços altíssimos", disse o diretor artístico do festival, Fábio Ferreira.
O grupo francês Les Arts Sauts mostrará suas arriscadas piruetas num grande trapézio, de 21 metros de altura, montado na praça dos Arcos da Lapa. Os bailarinos-atletas desenvolvem suas acrobacias em pleno vôo, sobre as cabeças dos espectadores.
O ator e performer catalão Marcel Antúnez Roca vai apresentar, no Armazém 3, o espetáculo "Epizoo", que pretende fazer uma reflexão sobre as relações do homem com a tecnologia.
Roca apresenta-se vestido apenas com um short e mantém o corpo e o rosto interligados por fios e estruturas metálicas que se conectam com um computador. A máquina ordena os movimentos do ator.
"Nosso objetivo é mostrar o vigor da criação teatral. Colocar as pessoas em contato com o que há de novo em teatro contemporâneo. Não fazemos restrições", disse Ferreira.
O grupo mineiro Galpão adaptou para o festival sua encenação de "O Doente Imaginário", clássico de Molière, para apresentá-la na rua, em espetáculo noturno.
Este ano, o Rio Cena Contemporânea está fazendo parceria com o Festival Internacional de Buenos Aires, que começa dia 2 de outubro. Algumas peças serão apresentadas nas duas cidades, como "Fim de Jogo", do brasileiro Rubens Rusche, uma versão do texto de Samuel Beckett.

Texto Anterior: Município não foi escolhido
Próximo Texto: Bailarinos israelenses flutuam no Sul do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.