São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bailarinos israelenses flutuam no Sul do país

DANIELA ROCHA
ENVIADA ESPECIAL A PORTO ALEGRE (RS)

Um homem louro de estatura baixa, calmo, mas extremamente metódico foi a sensação do 4º Porto Alegre em Cena, festival de artes cênicas que começou na última segunda-feira e que conta com apresentação de 15 grupos estrangeiros, sete nacionais e dez locais.
O "pequeno homem" chama-se Rami Be'er. Ele tem 39 anos, é o fundador da Kibbutz Contemporary Dance Company e seu diretor artístico desde 1970. No festival, o grupo apresentou "Aide Memoire", um espetáculo que faz referência ao holocausto por um exercício de associação a partir de imagens e sons.
Be'er é coreógrafo, cenógrafo e figurinista, além de fazer a trilha sonora de "Aide Memoire", que em hebraico tem duplo sentido: refere-se à recordação de algo passado e, ao mesmo tempo, ao que acontece no presente.
"Não descrevo o holocausto, mas mexo com referências que estão no inconsciente coletivo das pessoas. O espetáculo se relaciona com o aqui e agora, com o nosso tempo", disse Be'er.
Seu espetáculo impressiona pela unidade entre movimento, temática, luz e som. "Sou influenciado por artes visuais, pintura, escultura, arquitetura e até artes gráficas para desenvolver o conceito dos espetáculos que faço."
Em "Aide Memoire", 18 bailarinos entram e saem do palco durante esquetes que integram os 75 minutos da apresentação. "Dança para mim é diretamente conectada à vida, por isso não escolho o estereótipo do bailarino para integrar a companhia."
Os próximos espetáculos do Kibbutz serão na Argentina. "Pretendo voltar ao Brasil para mostrar meu trabalho", disse.

A jornalista DANIELA ROCHA viaja a Porto Alegre a convite da organização do festival.

Texto Anterior: Rio é capital cênica do Brasil em outubro
Próximo Texto: Engenheiros mudam para não mudar nada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.