São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade é marco da Renascença

DA "REUTER"

A cidade de Assis é uma das principais atrações da Itália, um centro de atrações para peregrinos religiosos e culturais de todo o mundo. As paredes medievais da pequena cidade, encravada nas montanhas da Úmbria, abrigam alguns dos melhores trabalhos do começo da Renascença italiana e a basílica que homenageia uma das figuras mais fortes do catolicismo, são Francisco de Assis.
A basílica, parte da qual não resistiu ao segundo tremor de ontem, contém não só a tumba do santo, mas também uma série de afrescos de Giotto sobre ele.
Assis está localizada nos contrafortes do mornte Subasio, no centro da península italiana, cerca de 130 km ao norte de Roma. Apesar de seu esplendor artístico, Assis mantém sua característica rural.
Seu filho mais famoso nasceu em 1182, de uma rica família de mercadores, e foi batizado como Giovanni Bernadone. Por causa de sua familiaridade com idioma francês, ganhou o apelido de "Il Francesco" (o afrancesado). Ele criou uma das grandes ordens monásticas, a dos franciscanos, e é comumente retratado com animais.

Texto Anterior: TREMORES NA ITÁLIA
Próximo Texto: Show de rock para o papa divide igreja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.