São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lindberg troca o PC do B pelo PSTU

DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em tempos de neoliberalismo, o deputado Lindberg Farias (RJ) está aderindo ao neotrotskismo. Ele anunciou ontem o rompimento com o PC do B -"por causa do fracasso da teoria stalinista"- e a entrada no PSTU, partido de extrema-esquerda formado por dissidentes do PT.
"Trotsky tinha razão ao dizer que é impossível construir o socialismo em um só país. O PC do B ficou por anos preso ao farol da pequena Albânia. Hoje namora a China, um Estado ditatorial que cada vez se distancia mais do socialismo", afirmou.
Um dos líderes dos "caras-pintadas" -como ficaram conhecidos os adolescentes que, em 1992, se manifestavam a favor do impeachment de Fernando Collor-, Lindberg militava no PC do B desde 1987.
O anúncio do rompimento, feito na tribuna da Câmara, pegou de surpresa os camaradas de partido. "Você está traindo sua bancada e seus eleitores. Está agindo com o oportunismo que caracteriza os mais reles políticos", disse o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), em aparte ao discurso.
O deputado Ricardo Gomyde (PC do B-PR), que, como Lindberg, teve a UNE (União Nacional dos Estudantes) como trampolim eleitoral, também ficou irritado.
Gomyde acusou Lindberg de estar mudando de partido porque teme não ser eleito pelo PC do B em 1998 -no Rio, o partido não teria votos suficientes para obter mais de uma vaga, e a candidata favorita é Jandira Feghali.

Texto Anterior: Candidato de 'nanico' ganham tempo na TV
Próximo Texto: Ciro fará o PSDB mudar campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.