São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padre surfista tenta atrair jovens

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Dois amigos fraternos estão contribuindo, com uma fala moderna, para revelar uma imagem jovem da igreja que receberá o papa João Paulo 2º no Rio: os padres Jorge Luiz Neves Pereira da Silva, 36, e José Luiz Jansen de Mello Neto, 27.
Mais conhecidos como padre Jorjão e padre Zeca, eles têm se destacado pelo trabalho realizado com jovens a partir de suas respectivas igrejas na zona sul do Rio, a da Nossa Senhora da Paz (Ipanema) e a da Ressurreição (Copacabana).
As missas e trabalhos paroquiais desenvolvidos pelos dois costumam atrair muitos jovens. "A gente tá fazendo um trabalho legal aqui. A minha preocupação é com a linguagem para melhorar a relação da igreja, em especial com os jovens", afirma padre Zeca, criado no Leblon (zona sul) e praticante de surfe.
"É uma coisa muito bonita perceber como os jovens tão retornando para a igreja, como tão redescobrindo a religião", diz padre Jorjão, que entusiasma jovens católicos com tiradas criativas, como a sua adaptação do hino de guerra funkeiro "ah, eu tô maluco" para "ah, eu tô com o Cristo".
"Padre Jorjão tem o dom da palavra. Quando ele fala, todo mundo fica de boca aberta escutando", afirma o tricampeão brasileiro de judô na categoria peso leve, Márcio Varejão, 21.
Varejão integra o coral de jovens católicos que está sendo ensaiado pelo padre Jorjão para se apresentar para o papa na festa do Maracanã (zona norte), no sábado dia 4, e na missa campal do Aterro do Flamengo (centro), no domingo 5.
Padre Zeca -que comentará pela rádio católica "Catedral" a missa a ser rezada por João Paulo 2º na Catedral do Rio, no próximo sábado- tem hoje à tarde uma missão especial: participar do 1º Encontro Gospel Católico do Rio.
Show
Com a logomarca "Deus é Dez", o encontro reunirá, a partir das 15h, três bandas católicas, em palco montado em frente ao posto dez da praia de Ipanema. "Vai ser maneiro mesmo", garante padre Zeca.
O encontro começará ao meio-dia com duas caminhadas, saindo das praias do Leme e do Leblon. Às 15h, quando as pessoas se encontrarem em Ipanema, o show musical será aberto pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, d. Eugenio Sales. Às 19h, padre Zeca encerrará o show rezando uma missa.
"Vamos fazer uma missa legal, bem animada, bem jovem mesmo", diz padre Zeca. Com eventos como este, os dois padres -que desenvolvem juntos alguns trabalhos, como encontros com dança- esperam estar contribuindo para aproximar a Igreja Católica dos jovens.
"Todo jovem tem um letreiro na testa: 'Sou de quem me conquistar'. A gente não pode deixar que o mundo das drogas, do vício, conquiste esses jovens", afirma padre Jorjão. "Trabalhar com os jovens dá muita alegria."

Texto Anterior: 'Vice-rei' tem cinco cargos
Próximo Texto: Evangélicos encerram congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.