São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evangélicos encerram congresso

DA REPORTAGEM LOCAL

A igreja evangélica pentecostal Assembléia de Deus quer reunir 1 milhão de pessoas hoje no encerramento de seu segundo congresso mundial em São Paulo.
O evento ocorre a partir do meio-dia no Campo de Marte, aeroporto na zona norte da cidade.
Segundo o sociólogo Ricardo Mariano, especialista em evangélicos, o número de presentes não deve superar os 200 mil. Na abertura de seu congresso, na quinta-feira à noite, a Assembléia de Deus reuniu 35 mil fiéis no Ibirapuera (zona sudoeste da capital).
A cúpula da igreja está determinada a evitar críticas mais duras aos católicos, depois de uma semana tensa na qual a cessão do Campo de Marte foi ameaçada por uma liminar obtida pelo aeroclube que funciona no local.
O aeroclube alegou que o evento iria prejudicar suas atividades, mas a Assembléia de Deus enxergou uma discriminação católica no gesto. Acabou ganhando o direito de usar o local por decisão do Superior Tribunal de Justiça.
"Foi uma grande pressão, mas passou", resumiu o coordenador do congresso, Joel Freire Costa, 38. Ele credita ao evento a vinda do papa ao Brasil. "Não é por acaso que ele vem agora."
A Assembléia de Deus disputa com a Congregração Cristã o título de igreja evangélica pentecostal mais antiga do país. Sua direção diz que a fundação ocorreu em 1910, mesmo ano da Congregação, mas o registro legal veio em 1911.
Pentecostalista é toda igreja que prioriza os dons do Espírito Santo (fala em várias línguas, curas) e renega o ritual católico tradicional.
Pentecostes é a festa cristã comemorada 50 dias após a Páscoa, quando, segundo a Bíblia, o Espírito Santo tomou os apóstolos de Cristo e os incitou a pregar.

Texto Anterior: Padre surfista tenta atrair jovens
Próximo Texto: Os bancos na defensiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.