São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus pode estar ligado a casos de câncer

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Câncer é uma doença infecciosa? A resposta é não. Mas pesquisadores no mundo todo têm achado cada vez mais evidências que uma série de vírus estão diretamente relacionados a vários tipos de câncer.
Dado da Organização Mundial de Saúde aponta que microorganismos podem estar ligados a cerca de 20% dos casos de câncer nos países do Terceiro Mundo -principalmente no fígado e no colo do útero.
A relação de um vírus com um câncer não é tão linear e direta quanto a ação de um microorganismo em uma doença infecciosa clássica, como uma gripe ou uma pneumonia. Mas Ricardo Tapajós, infectologista do hospital Albert Einstein, explica que já existem uma série de mecanismos de ação conhecidos dos vírus sobre o material genético das células.
Os vírus atuam como co-fatores -são um dos elementos que participam da cadeia de eventos que fazem com que uma célula normal passe a seguir uma rota que leve ao aparecimento de um câncer.
Alguns exemplos mais conhecidos da relação entre vírus e câncer acontecem entre o vírus da hepatite B (HVB) e o carcinoma de fígado e o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo de útero.
A presença do HVB de forma crônica no fígado pode levar, depois de algumas décadas, ao aparecimento de câncer no órgão.
Um grande estudo, publicado na revista "New England Journal of Medicine", uma das publicações médicas mais prestigiadas, mostra que uma campanha nacional de vacinação contra o HVB nos últimos 12 anos em Taiwan reduziu tanto os casos de hepatite B como os de câncer de fígado.
O vírus HPV, transmitido principalmente por meio do contato sexual, também tem hoje relação com o câncer de colo de útero. No entanto Tapajós diz que são só alguns subtipos do vírus que são mais oncogênicos (podem levar ao desenvolvimento do câncer).
O vírus Epstein-Barr, causador de uma doença conhecida como mononucleose (febre alta, dor de garganta, gânglios), também tem participação em um tipo de câncer conhecido como linfoma de Burkitt (proliferação de linfócitos -células do sistema imunológico- do tipo B).
O vírus HTLV-1, bastante comum no Japão, também tem conexão clara com linfomas (de linfócitos T) e leucemias.
Além desses vírus, pesquisadores têm encontrado evidências de relação entre o vírus da hepatite C (HCV) e o câncer de fígado e o vírus do sarcoma de Kaposi (KSHV) com o próprio sarcoma -comum em pacientes com Aids- e com um outro tipo de câncer conhecido como mieloma múltiplo.

Texto Anterior: PM inicia operação de fim-de-semana
Próximo Texto: Conheça os vírus que têm relação com o câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.