São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem rodízio e com chuva, SP espera o caos

LUCIA MARTINS e
MARCOS PIVETTA

LUCIA MARTINS; MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Congestionamentos tendem a aumentar 29% e El Niño faz CET antecipar operação antienchente

A partir de amanhã, o paulistano corre o risco de sair de casa e acabar preso em uma sucessão de enchentes ou congestionamentos.
Esse deverá ser o resultado de dois fatores: o fim do rodízio de veículos antipoluição -que traz de volta às ruas cerca de 500 mil carros por dia, de um total de cerca de 3,3 milhões que circulam- e as fortes chuvas previstas para começar mais cedo neste ano, antecipadas pelo fenômeno El Niño (aquecimento anormal das águas do Pacífico que altera o clima de todo o mundo).
O maior problema deve ser mesmo esta semana, uma vez que está previsto um novo rodízio para a semana que vem, desta vez municipal, que vai restringir a circulação de carros das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta.
O medo do caos já chegou às mesas dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e fez com que o órgão decidisse antecipar a Operação Enchente (leia texto nesta página).
Os alagamentos causam os piores congestionamentos no trânsito da cidade. Apesar de os primeiros três meses do ano concentrarem as chuvas mais fortes (cerca de 20 dias com chuva por mês), outubro teve nos últimos anos uma média de 13 dias de chuva por mês.
As marginais são os principais focos de preocupação da CET, pois os possíveis transbordamentos podem parar a cidade.
O motivo é simples: cerca de 1 milhão de carros -um quinto da frota da cidade- passam diariamente pelas marginais, de acordo com estimativas da CET.
Em 96, houve 25 transbordamentos na marginal Tietê. Na Pinheiros, apenas 1. Este ano, Tietê transbordou 10 vezes.
"As marginais são a nossa prioridade, porque elas realmente podem transformar a cidade em um caos", afirma o gerente de engenharia de tráfego da área 6 da CET, Ronaldo Camargo.
O fator dois do caos é o fim do rodízio. Durante sua vigência, entre 23 de junho e a última sexta, a média dos congestionamentos na cidade foi 29% menor.
A partir de amanhã, esse efeito benéfico desaparece e os congestionamentos devem aumentar na mesma proporção.
A regra geral para fugir do caos do trânsito é evitar sair de casa nos horários de pico, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h.
Sempre que possível, a CET aconselha usar mais o carro de manhã do que à tarde.
"Os congestionamentos da tarde são geralmente 25% maiores do que os da manhã", disse Celso Buendia, responsável pelas medições de lentidão da CET.

Leia na página 14 dicas para fugir de congestionamentos

Texto Anterior: Perito acredita que houve ação planejada
Próximo Texto: "Paulistano vai ter que usar jet-ski"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.