São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Mãos de fada

LAVÍNIA FÁVERO

Cuidados simples podem prevenir o ressecamento causado pelos detergentes
Atenção, donas-de-casa: os produtos de limpeza mais eficientes são também os mais perigosos para suas mãos. Isso porque a proteção da pele é formada por água e moléculas de gordura. As mesmas moléculas que são atacadas pelos detergentes na hora da limpeza.
Destruída essa camada de proteção, chamada de filme hidrolipídico, os produtos químicos ficam com livre acesso à pele, podendo causar ressecamento ou até rachaduras e fissuras.
"Uma boa maneira de proteger as mãos é usar produtos que formam um filme de isolamento sobre a pele", aconselha a dermatologista Valéria Marcondes. Cremes hidratantes com fórmula à base de silicone são os mais indicados.
Os casos em que há muitas rachaduras precisam ser tratados com pomadas antiinflamatórias e, se forem muito graves, com antibióticos por via oral. Para que isso não aconteça, fique alerta ao primeiro sinal de ressecamento na pele e passe a usar hidratante a cada vez que lavar as mãos.
Os ressecamentos e rachaduras são chamados de dermatite irritativa. Não se trata de uma doença alérgica, mas existem pessoas mais sensíveis a substâncias detergentes ou cáusticas que precisam isolar ao máximo a pele, para não entrar em contato com os agentes agressores.
"Nesses casos, o ideal é proteger as mãos por meio de luvas", ensina a dermatologista Norma Porfírio. Na hora de escolher as suas, veja se elas são forradas, para que a borracha não entre em contato direto com a pele: o suor não-absorvido pelo látex também pode causar irritações.
Para quem tem mania de limpeza, um lembrete: o ressecamento da pele também pode ser causado pela lavagem excessiva das mãos. Para que sua higiene não atrapalhe sua beleza, lave as mãos menos vezes, sempre com água fria. E não esqueça do hidratante depois.

Próximo Texto: Atenção para os novatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.