São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pílula evita sangramentos

ALEXANDRA OZORIO DE ALMEIDA

Foi lançada no mercado há duas semanas a pílula anticoncepcional Gracial, do laboratório Organon, que varia a dosagem dos hormônios durante o ciclo da cartela.
O aspecto combifásico da pílula foi desenvolvido para diminuir a ocorrência de sangramentos entre os períodos menstruais, frequentes entre mulheres.
Durante os sete primeiros dias do ciclo, os comprimidos ingeridos têm maior dose de estrogênio. Nos comprimidos dos 15 dias restantes, a progesterona é o componente predominante.
Os contraceptivos orais combinados -com mais de um hormônio- começaram a ser comercializados nos anos 60, mas ainda tinham doses muito altas de hormônios. Na década de 70, surgiram as pílulas trifásicas, que variavam tipos de hormônios no decorrer da cartela, mas sem alterar a dosagem.
De acordo com Marcelo Zugaib, professor-titular de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, a Gracial é interessante por seu caráter "mimético".
"A pílula é uma vantagem porque, ao variar o nível de hormônios durante a cartela, se torna mais parecida com o funcionamento da fisiologia feminina", afirma.
Outra diferença da Gracial é que o intervalo entre cartelas é de seis dias. Isto é: a mulher termina uma e começa outra cartela no mesmo dia da semana, diferentemente das outras pílulas, em que o descanso é de sete dias.
A pílula já está disponível no mercado ao preço de R$ 15,51.

Texto Anterior: O São Francisco de Alagoas
Próximo Texto: Ioga contra o sedentarismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.