São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ioga contra o sedentarismo

ANGÉLICA BANHARA

Concentração, respiração e tônus muscular estimulam o corpo a buscar o equilíbrio
A combinação de posturas da ioga, muito silêncio, uma sala aquecida e essências aromáticas como arma contra o estresse e o sedentarismo -essa é a proposta da ex-designer Fátima Leão Farkas. Não adianta assistir a uma aula. Para ter idéia de como é o trabalho, tem de experimentar.
Aos desavisados, os exercícios podem parecer distantes do condicionamento físico, uma vez que não há pulos, nem pesos. Descalças, as pessoas repetem sequências de posturas que trabalham, ao mesmo tempo, concentração, respiração, equilíbrio, articulações e tônus muscular -fiquei dolorida no dia seguinte, apesar de praticar exercícios com frequência.
As aulas duram 90 minutos. No final, há um relaxamento -com toques de aromaterapia. O objetivo principal é atingir um bem-estar físico e mental.
Fátima acredita na necessidade de adaptação da ioga ao homem moderno -e estressado. Se os primeiros adeptos da prática trabalhavam no campo e procuravam na ioga uma forma de relaxar para meditar, a idéia hoje, para o homem que leva uma vida sedentária, é estimular o corpo para buscar o equilíbrio.
O método exige uma alta carga de esforço muscular -com várias repetições e cada vez mais tempo em uma determinada posição.
A formação de Fátima é na linha de Bishnu Gosh -um dos iogues modernos da Índia. Em seu método, ele sintetizou diversas posturas da ioga tradicional em uma série de 26, visando ativar todos os órgãos, músculos e articulações do corpo.
Seu discípulo, Birkran Choudury, testou o método na Universidade de Tóquio e acabou abrindo academias no Japão e nos Estados Unidos (Beverly Hills) -ganhando adeptos entre bailarinos, estrelas de Hollywood e jogadores de basquete da NBA.

ONDE PRATICAR Fátima Leão Ioga Estúdio: r. Itapitangui, 83, Pacaembu, região central, tel. 864-3688.

Texto Anterior: Pílula evita sangramentos
Próximo Texto: Entre o anis e o absinto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.