São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandioca doce

RITA LOBO

Na Bahia, tapioca faz parte do café da manhã e até a sobremesa
Tapioca é a goma da mandioca e sua farinha. Especialmente na Bahia, é base para inúmeros doces. De manhã, além do mingau, come-se o cuscuz, que mistura a tapioca com leite de coco, sempre feito na hora, uma pitada de sal, açúcar e pronto. A sobra é frita e polvilhada com açúcar e canela, para se transformar nos "bolinhos de estudante", servidos de sobremesa.
Doces tradicionais também podem se render à tapioca. Um bom exemplo é o pudim de tapioca, com calda de caramelo, que pode agradar mesmo os paladares mais conservadores.
Com sabor sutil, o único segredo deste pudim é deixar a tapioca no leite tempo suficiente para que ela amoleça.
A tapioca comprada em supermercado é mais dura que a encontrada nas feiras do Nordeste. Portanto, requer um tempinho a mais de molho, já calculado nesta receita.
Receita
Pudim de Tapioca
Ingredientes
. 1 1/2 xícara de tapioca
. 1 litro de leite
. 1 lata de leite condensado
. 2 ovos
. 1 coco ralado
. 1 colher de sopa de manteiga
. 2 xícaras de açúcar
. 1 colherinha de sal
Modo de fazer
Coloque a tapioca de molho no leite frio por uma hora e meia. Com um garfo, bata os ovos. Em seguida, misture à tapioca o leite condensado, a manteiga, o açúcar, o sal, o coco ralado e, por último, os ovos. Com um batedor, misture muito bem. Leve para assar em forno preaquecido numa forma redonda grande, previamente caramelizada com açúcar. Só desenforme depois de frio.

Texto Anterior: Entre o anis e o absinto
Próximo Texto: Do canteiro aos vasos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.