São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem poluição dentro de casa

ALINE SORDILI

El Niño, inversão térmica e poluição são verdadeiros inimigos do aparelho cardiorrespiratório do bebê. Mas o que fazer para proteger a criança de todos os perigos microscópicos?
Praticar a medicina preventiva pode ser o melhor remédio. O que muitos pais não sabem é que o verdadeiro inimigo pode morar dentro de casa.
Cleyde Nakaie, 48, chefe da unidade de pneumologia-pediátrica do Instituto da Criança, da Universidade de São Paulo, aponta a "poluição intradomiciliar" como uma das principais causas.
"Estudos mostram que ela pode ser mais grave que a exterior".
O excesso de atenção pode representar riscos. "Pessoas em torno da criança podem transmitir doenças. O bebê não deve dividir a cama com outras pessoas." Outra medida é vacinar contra doenças que atingem o aparelho respiratório: coqueluche, difteria, sarampo e pneumonia. "Amamentar nos primeiros seis meses previne esse tipo de doença".

Texto Anterior: superapego à mãe
Próximo Texto: Drags ganham novo status
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.