São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
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Atualizar a administração

LUIZ GONZAGA BERTELLI

Para elevar os níveis de produtividade, otimizar a rentabilidade operacional e trabalhar com custos menores, tornando-se cada vez mais competitivas, as empresas do setor produtivo têm aumentado a demanda por formandos na área de administração de empresas.
Nesse rol incluem-se empresas dos mais variados portes e setores. Por essa razão, a procura engloba desde escritórios, escolas e cooperativas até o setor industrial e o das instituições financeiras.
Prova disso é que, nos primeiros sete meses de 1997, o parque produtivo instalado na Grande São Paulo elevou em quase 60% a oferta de estágios. Assim, enquanto de janeiro a julho de 1996 encontravam-se estagiando 1.120 estudantes de administração, o mesmo período deste ano registrou a colocação de 1.750 novos estagiários.
Nos dias de hoje, o banco de dados do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) registra 2.300 estudantes realizando estágios. Número sem dúvida expressivo, mas aquém do que se poderia ter como ideal, de vez que, também hoje, a quantidade de estudantes aguardando oportunidades de realização de estágio eleva-se a 8.000.
Em virtude da atuação das empresas no dinamismo que caracteriza as relações do mercado globalizado, o setor produtivo tem dado preferência, na seleção dos candidatos, aos estudantes que apresentem a capacidade de interagir em grupo. Eles podem, com isso, mais rápida e facilmente se adequar ao remanejamento decorrente da flexibilidade operacional requerida pela atual realidade de mercado.
Por isso, além dos conhecimentos acadêmicos do curso, os processos seletivos avaliam também o grau de interesse por leituras (revistas, jornais, livros e artigos da área, entre outras) e a cultura geral do solicitante dos estágios.
Ressalte-se que os processos seletivos contemplam fortemente o domínio de ao menos uma língua estrangeira (em geral o inglês, mas também o espanhol, devido ao Mercosul). Afinal, num mercado que se globaliza dia a dia, comunicar-se em outras línguas é fator determinante não só para a admissão do candidato como também na manutenção de sua vaga.
Outra necessidade emergente hoje é a familiaridade do estudante com os softwares mais comumente empregados no setor produtivo, como o Word e o Windows 95 e os voltados às buscas via Internet.
Por essa razão, é recomendável que as faculdades de administração incluam em suas grades curriculares o ensino formal de disciplinas voltadas ao aprimoramento da língua portuguesa e das demais línguas externas. E que, concomitantemente, ofertem matérias relacionadas ao manejo de computadores. Só assim elas estarão propiciando a formação acadêmica plena da qual o mercado necessita.
Vale, por fim, mencionar o fato de que o setor produtivo tem mostrado nítida preferência pela seleção dos estudantes de administração oriundos das escolas de primeira linha, devido a seu desempenho no provão.

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