São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição aumenta efeitos do cigarro

Fumantes têm mais riscos de doenças

DA FT

Se a poluição já irrita mucosas e causa problemas respiratórios em não-fumantes, para fumantes os riscos são maiores e mais graves.
"Estudos mostram que os fumantes que moram em locais com altos índices de poluição, como São Paulo, têm até 15% mais de chances de desenvolver um câncer de pulmão do que os que moram em zonas rurais", afirma Paulo Saldiva, chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Os gases tóxicos do fumo somam-se aos do ar e, no total, o fumante ingere dez vezes mais monóxido de carbono.
"Para os não-fumantes, a poluição da cidade teria que ser dez vezes maior para se igualar ao mal do cigarro", diz Saldiva.
A partir dos estudos da USP, a Secretaria do Meio Ambiente planeja criar um banco de dados para relacionar mortalidade e poluição.
Segundo Saldiva, a poluição aumenta 10% o número de mortes entre idosos e faz crescer 30% os atendimentos a crianças com problemas respiratórios.

Texto Anterior: Viaduto passa em avaliação
Próximo Texto: Fumaça gera crise respiratória no AM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.