São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Sul vence e traumatiza Japão

Derrota no fim complica chances japonesas em 98

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

No duelo dos anfitriões do Mundial de 2002, a Coréia do Sul levou a melhor e venceu ontem o Japão por 2 a 1, em partida válida pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo da França.
O resultado aumenta consideravelmente as chances de os sul-coreanos disputarem o Mundial de 1998 e, em contrapartida, coloca os japoneses em situação delicada.
As duas seleções integram o Grupo B das eliminatórias asiáticas. A Coréia do Sul é líder isolada, com nove pontos. Tem aproveitamento de 100% de vitórias na competição. Já o Japão, com a derrota, perdeu a vice-liderança da chave para os Emirados Árabes Unidos.
Os árabes venceram por 3 a 2, em Tachkent, capital do Uzbequistão, a seleção uzbeque e somam sete pontos. Os japoneses, que conseguiram até agora uma vitória, um empate e uma derrota, estão em terceiro lugar, com quatro pontos.
Uzbequistão e Cazaquistão, os coadjuvantes do grupo, obtiveram até agora apenas um ponto.
No Grupo A, o Irã lidera com cinco pontos. Kuait e Arábia Saudita vêm logo atrás, com quatro pontos. Qatar e China têm um.
Na Ásia, apenas os campeões de cada grupo garantem vaga na Copa de 98. Os segundos colocados disputam uma partida extra para definir quem fica com a terceira vaga do continente.
O quarto colocado nas eliminatórias asiáticas pode ainda ir para o Mundial da França se vencer o confronto com a Austrália, campeã da Oceania, na repescagem.
Dramaticidade
A derrota japonesa de ontem lembrou o fracasso do time nas eliminatórias para a Copa de 94. Na ocasião, o Japão perdeu a classificação no último minuto, ao permitir o empate do Iraque em 2 a 2.
Contra os sul-coreanos, jogando em Tóquio, os japoneses venciam por 1 a 0 (gol de Yamaguchi), até os 38 minutos do segundo tempo.
Nesse momento, Jung-Won empatou. Quando restavam quatro minutos para o final, Min-Sung fez o gol da virada da Coréia do Sul.
Quase 60 mil pessoas foram ao estádio Nacional de Tóquio para ver o jogo. O Japão não vence a Coréia do Sul em casa há 25 anos.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Em Bragança Paulista
Próximo Texto: Tabela dificulta classificação japonesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.