São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital baiana é a primeira do país a realizar censo cultural

FERNANDO ITOKAZU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A cidade de Salvador (BA) iniciou esta semana o seu censo cultural. É a primeira capital brasileira a promover um mapeamento de suas manifestações artísticas e culturais.
Os Estados de São Paulo e Minas Gerais já estão realizando censos culturais, mas suas capitais, São Paulo e Belo Horizonte, ainda não começaram a participar do programa.
O projeto na cidade de Salvador está sendo coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia e pela prefeitura.
"O objetivo do censo é catalogar as manifestações e as instalações culturais da cidade", afirmou Sônia Bastos, coordenadora de cultura da secretaria estadual.
A secretaria espera que, aproximadamente, 15 mil formulários sejam preenchidos por artistas, artesãos, instituições e entidades culturais.
Para distribuir e recolher esses formulários, foram instalados 40 postos da secretaria de cultura em shoppings, cinemas, museus e teatros da cidade.
A fase de levantamento de dados termina no dia 5 de novembro e o resultado do trabalho deve ser publicado em um dos volumes do "Guia Cultural da Bahia". Idealizada em 16 volumes, a obra já teve três números publicados e abrange todas as regiões do Estado. As 414 cidades do interior da Bahia já participaram do censo.
A Secretaria de Cultura informou ainda que pretende criar um banco de dados, com atualizações periódicas, que poderá ser acessado pela Internet.
Um atlas para compilar as informações dos volumes do guia também deve ser publicado.
Segundo o governo estadual, os dados obtidos no censo serão utilizados para ajudar a traçar a política cultural da Bahia.

Texto Anterior: Peça do Uruguai marca presença em festival
Próximo Texto: Exposição casa artesanato com desenho industrial em Minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.