São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiorde junta aventura e bucolismo

Maior deles tem 200 km

LUIZ HENRIQUE RIVOIRO
DO ENVIADO ESPECIAL À ESCANDINÁVIA

A Noruega não é apenas a terra do bacalhau, dos vikings e dos caçadores de baleia. Também é conhecida como a terra dos fiordes.
Formações geológicas de origem glacial, os fiordes são profundas escavações entre as montanhas. Eles permitem a entrada do mar em direção ao continente.
Em alguns casos, como o do Sogne, conhecido como o rei dos fiordes por suas dimensões, a profundidade chega a 1.300 m em alguns pontos dos seus 200 km, passando por trechos onde as montanhas atingem 1.000 m de altura.
Para percorrer esse fiorde, uma opção é ir até Balestrand ou Gudvangen e tomar uma balsa que percorre boa parte da região.
Os barcos são bem equipados, com lanchonetes e poltronas confortáveis. Do alto do deque é possível ter um visão de 360° do lugar. Os preços são razoáveis: 185 coroas por carro ou 35 coroas por pessoa que estiver viajando a pé.
A balsa chega a uma região montanhosa e bucólica, onde é possível percorrer trilhas de bicicleta ou fazer caminhadas. Voss, uma pequena cidade à beira de um lago, é um centro de práticas esportivas.
É ponto de partida para raftings, caminhadas, passeios de barco, cavalgadas e vôos em hidroaviões. No Aktive Voss Adventure Sentre Rafting (tel. local: 56-61-3630) é possível obter informações.
A cerca de três horas de carro, fica outro fiorde, o Hardanger (180 km). É conhecido como fiorde das frutas, pois nas suas margens são cultivadas maçãs, peras e ameixas.
Barcos partem frequentemente de Bergen em direção a esses dois fiordes. Os preços variam de 240 coroas a 320 coroas. É fundamental obter informações antes de planejar algum passeio, já que as partidas variam de acordo com as condições climáticas e épocas do ano.

Texto Anterior: Oslo é a mais antiga capital escandinava
Próximo Texto: Bergen amarga 275 dias de chuva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.