São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queijeiro cria museu com a nata da arte

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DO ENVIADO ESPECIAL À DINAMARCA

A 38 km ao norte do centro de Copenhague, na cidade de Humlebaek, se "esconde" um museu de arte moderna que é considerado um dos mais bonitos do mundo.
Criado por Knud W. Jensen, um empresário produtor de queijos, o Museu de Arte Moderna de Louisiana recebeu esse nome porque seu fundador se casou três vezes com mulheres que se chamavam Louise.
A despeito de sua importante coleção de quadros e esculturas, um dos principais atrativos do museu é sua arquitetura.
As longas galerias de vidro circundadas por um parque em frente ao mar estão em simbiose com a natureza e as obras de arte.
O Louisiana foi concebido de uma forma que obriga o visitante a entrar e sair dos blocos onde está o grosso da coleção, passando assim por jardins e esculturas (entre as quais, algumas de Max Ernst e de Giacometti, móbiles de Calder e um dos "Polegares" de César).
O museu foi construído na beira do estreito que liga a Dinamarca à Suécia. A vista do país vizinho é um dos charmes do Louisiana.
E ainda há uma sala de concertos que funciona, em geral, nas noites de quarta-feira. No verão, é comum os espetáculos ocorrerem do lado de fora, no jardim.
Carlsberg
O Louisiana não é o único museu importante da Dinamarca. Outro digno de nota é o Ny Carlsberg Glyptotek.
Concebido pelo filho do fundador da cervejaria dinamarquesa Carlsberg -uma das maiores do mundo-, o museu também tem uma bela arquitetura, incluindo um jardim de inverno no centro e vários atrativos em sua coleção.
Apesar de ser um museu de esculturas (daí o nome gliptoteca), seu acervo não se restringe a elas. Ny Carlsberg também não possui unidade temática ou temporal. Mas isso não é um problema maior dada a qualidade da coleção.
A maior parte das esculturas é de civilizações antigas, mas há também pinturas francesas, de precursores dos impressionistas a pós-impressionistas.
O grande chamariz da Ny Carlsberg é o acervo de arte etrusca, o maior fora da Itália. Na coleção egípcia há peças raras, como um hipopótamo de barro datado de 3000 a.C.
O Ny Carlsberg possui também um dos maiores acervos de esculturas de Rodin fora da França, entre elas originais de "O Beijo" e de "Os Burgueses de Calais". O museu mantém uma das três séries completas de bronzes de Degas.
(LAR)

Museu de Arte Moderna de Louisiana: em Humlebaek, tel. (00-45) 42-19-07-19
Horários: todos os dias, das 10h às 17h

Ny Carlsberg Glyptotek: Dantes Plads, 7, Copenhague, tel. (00-45) 33-41-81-41
Horários: de terça a domingo, das 10h às 16h

Texto Anterior: Há algo de hippie no reino da Dinamarca
Próximo Texto: O patinho feio é dinamarquês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.