São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura é obra de arte

LUIZ HENRIQUE RIVOIRO
DO ENVIADO ESPECIAL

Imaginar que uma prefeitura possa ser local para eventos culturais e conhecido ponto de visitação turística pode parecer absurdo, mas assim é a sede do governo local de Estocolmo.
O prédio foi inaugurado em 1923, depois da execução do projeto do arquiteto Ragnar Ostberg, vencedor de um concurso público realizado em 1908.
À distância, a Stadshuset mais parece uma igreja, mas na verdade é uma construção arrojada que mescla diversos estilos arquitetônicos -como barroco e bizantino, com amplos salões e "praças" internas-, que os suecos chamam de neobarroco.
Explorando o interior do prédio, é possível se deparar com uma sessão da Câmara Municipal, bem como ver os afrescos pintados pelo príncipe Eugênio, ou se defrontar com um salão completamente decorado em estilo bizantino, com paredes e teto cobertos com afrescos dourados.
Também é do alto de sua torre que se tem uma das melhores vistas da cidade. Apesar dos muitos degraus, não deixe de escalá-la.
No principal salão, o azul -que de azul não tem nada-, acontecem shows, exposições, eventos políticos e o banquete da entrega do Prêmio Nobel.
(LHR)

Texto Anterior: Centro de Estocolmo fisga os pescadores
Próximo Texto: Borg fez do tênis sueco a bola da vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.