São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
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Chuva pára principais corredores de SP

FABIO SCHIVARTCHE; CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva de ontem à tarde contribuiu para a diminuição da velocidade média dos veículos nos principais corredores de tráfego de São Paulo, o que agravou o congestionamento registrado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Além de obrigar os motoristas a diminuir a velocidade do carro, a chuva causou pontos de alagamento transitáveis em São Paulo.
Na Radial Leste, por exemplo, uma enorme poça fez com que muitos motoristas parassem completamente seus veículos ao entrar na ligação leste-oeste (região central da cidade).
O problema causou uma lentidão de cerca de 9 km na Radial, entre a poça d'água e a avenida Aricanduva (zona sudeste).
Outro ponto de alagamento na marginal Tietê congestionou a pista local da via, no sentido Penha-Lapa, na altura da ponte Júlio de Mesquita Neto.
"Nesses pontos, o trânsito travou mesmo. Quando aparecem pontos de alagamento, ocorre uma redução do número de pistas em utilização", afirmou o coordenador da central de operações da CET, Ronaldo Netto.
Excesso de carros
No corredor formado pelas avenidas Eusébio Matoso e Rebouças, o trânsito complicado foi causado pelo excesso de veículos, segundo a central de operações da CET.
Por volta das 14h, um carro quebrado atrapalhou o tráfego na avenida 23 de Maio, sentido centro-bairro, na altura do viaduto Beneficência Portuguesa.
O problema causou reflexos no vale do Anhangabaú e na avenida Prestes Maia.
Às 19h, quando o congestionamento atingiu seu pico, 93% dos 2,8 km da avenida Paulista estavam parados no sentido centro-bairro.
No mesmo horário, o corredor da 23 de Maio estava com lentidão em 79% de seus 8,8 km no sentido bairro-centro.
Duração do trânsito
O tempo de duração dos congestionamentos aumentou, se comparados os períodos anterior e posterior ao programa de restrição de circulação do governo estadual. Durante o rodízio de veículos, logo após o pico de um período, a lentidão baixava rapidamente.
Na última segunda-feira, por exemplo, o pico na tarde foi registrado às 19h (70 km).
Às 19h30, a lentidão já havia baixado para 49 km.
Ontem, o pico da tarde também foi às 19h (162 km). Meia hora depois, a fila ainda era grande (136 km), caindo para 82 km às 20h.
(FS e CA)

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