São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
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'Faixa de carona' pode reduzir exigência

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A "faixa três" -reversível e exclusiva para trânsito de carros com três ou mais ocupantes, instalada no contrafluxo da Radial Leste (sentido bairro-centro)- pode virar uma "faixa dois" se a adesão não atingir a 50% em um mês.
A informação foi dada ontem, primeiro dia de operação da "faixa três", pelo presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Nelson Maluf El Hage.
A "faixa três" foi criada para estimular caronas no horário de pico. Com a mudança, o limite mínimo cairia para dois.
A faixa reversível é instalada das 6h às 9h. Pode ser prorrogada por alguns minutos caso o fluxo em direção à zona leste esteja baixo.
Ontem, segundo medições da CET realizadas na primeira hora de implantação da faixa, entre as 6h e as 7h, apenas 27% dos carros que optaram pela "faixa três" atendiam à condição de transportar, pelo menos, duas pessoas além do motorista.
A maioria dos carros que passaram ontem pela faixa exclusiva circulavam somente com o motorista ou com, no máximo, um passageiro.
Segundo El Hage, se nos próximos dias os engenheiros da CET notarem que a adesão está baixa, o limite mínimo para uso da "faixa três" poderá baixar para dois ocupantes.
"A faixa é uma proposta de mudança de hábito. Você tem que dar um tempo para que ocorra a mudança", disse El Hage, que esperava, no primeiro dia, adesão "um pouco maior", em torno de 30%.
Para que essa adaptação ocorra, a CET não está multando o motorista que infringe a regra.
Segundo El Hage, a CET deve aplicar a multa de R$ 43,71 só daqui a duas ou três semanas.
Para aplicar a multa, segundo El Hage, bastará que um marrozinho fique parado no início da faixa exclusiva, na altura da avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé (zona sudeste de São Paulo), sob o viaduto Pires do Rio.
A faixa, que tem 5,2 km de extensão, termina no viaduto Glicério, na região central.
Foi implantada ainda uma saída para a rua Mem de Sá, na Mooca (zona sudeste de São Paulo), que permite a adoção de rotas alternativas para vários pontos da cidade (veja quadro).

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