São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contaminação por soro pode ter 34 vítimas

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Sociedade de Anestesiologia de Pernambuco incluiu ontem mais nove casos, com duas mortes, na lista de pacientes supostamente afetados pelo uso do soro Ringer Lactato em hospitais particulares do Estado.
Com isso, subiu para 34 o número de pacientes que teriam apresentado algum tipo de reação ao medicamento. Desses, 13 morreram, todos vítimas de acidente vascular -no cérebro, pulmão ou coração.
Segundo a sociedade, todos os casos ocorreram antes de a entidade alertar o Estado sobre as suspeitas de complicações com o uso do soro, mas só puderam ser revelados agora, após análise dos prontuários.
Segundo a diretora da sociedade Eliane Martins da Costa Lima, depois da suspensão do uso do produto, determinada há nove dias pela Secretaria da Saúde, não houve registro de novas complicações.
"Isso é um fato significativo", disse Lima. "As suspeitas não são infundadas, já que o soro foi usado em todos os pacientes", afirmou o secretário da Saúde, Gilliat Falbo.
Até ontem, não havia prova de que o medicamento tenha sido responsável pelas mortes e problemas que atingiram pacientes, constatadas também em hospitais da Bahia e do Ceará.
Amostras do soro e de materiais utilizados nos pacientes foram enviados para análise ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, no Rio. O resultado deve ser divulgado em 30 dias.
Famílias
Reunidos no fim-de-semana passado, parentes das supostas vítimas decidiram contratar advogados para acompanhar as investigações, feitas pela Secretaria da Saúde, Polícia Civil e Ministério Público.
O grupo acredita que o número de casos suspeitos possa ser maior que o divulgado pela Sociedade de Anestesiologia. Até ontem, os parentes já haviam registrado 56 denúncias, com 24 mortes.
A lista com os casos suspeitos será entregue esta semana ao secretário estadual da Saúde na primeira reunião da comissão criada pelo governo para acompanhar as investigações.
Composta por representantes de nove entidades oficiais e não-governamentais, a comissão poderá se reunir ainda hoje para discutir as estratégias de trabalho.
Laboratório
O soro Ringer Lactato é feito pelo laboratório Endomed. Em nota divulgada na semana passada, o fabricante desaconselha o uso do produto até que as análises estejam concluídas. Segundo a empresa, que é do Ceará, apenas seis lotes do soro Ringer Lactato estão sob suspeita.

Texto Anterior: Convênio deve ser mantido
Próximo Texto: Controle do produto é prioridade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.