São Paulo, sábado, 4 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio pode voltar

Para o professor de Conservação da Natureza, Alvaro Fernando de Almeida, da Universidade de São Paulo, se o governo não tomar medidas de prevenção, como oferecer conhecimentos de educação ambiental aos agricultores e treinar os bombeiros do local para combater o fogo na floresta, novos incêndios podem acontecer.
Alvaro diz que a floresta amazônica passa por um processo de ressecamento, provocado pelo aumento da temperatura na região e pela seca deixada pelo El Niño. "Hoje está sendo criada uma condição é explosiva. Se o governo não levar o assunto a sério, vamos continuar a fazer a dança da chuva."
Quanto aos prejuízos ambientais, Alvaro diz que ainda é cedo para se ter a dimensão real do que aconteceu.
No entanto, o professor explica que os animais que fugiram do fogo invadiram o habitat de outros animais. Essa invasão vai provocar conflito entre os bichos. "Isso vai gerar uma zona de tensão ecológica durante algum tempo."
Alvaro diz que "o próximo lugar a pegar fogo é o Parque Nacional de Iguaçu, no Paraná, porque a população invadiu uma estrada que corta o parque e promete colocar fogo se for retirada do local".

Texto Anterior: Crianças não conheciam helicópteros
Próximo Texto: Engraxate vira estrela de filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.