São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família de agricultor diz estar desinformada

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM NOVA GUATAPORANGA

Afirmando não ter informações sobre o hantavírus e com medo de uma nova suposta contaminação, a família do agricultor Luiz Carlos Moreira ainda estava perplexa ontem à tarde com a velocidade na qual evoluiu a doença.
O agricultor havia trabalhado durante a semana toda com seu pai, José Correia Irmão, 61, na plantação de café que a família mantém no sítio Três Irmãos.
"Levei meu menino no conforto enquanto viveu. Se morreu, foi por força de Deus", disse o pai.
Com dificuldade para coordenar frases, Irmão disse ter ouvido apenas comentários sobre a doença que pode ter acometido seu filho.
Dengue hemorrágica
"Falam que a doença pega até pelo ar. Mas, se for por causa do pernilongo, vai morrer todo mundo", disse, referindo-se ao mosquito Aedes aegypti e à suspeita de que pode ter sido um caso de dengue hemorrágica.
A confirmação da contaminação pelo hantavírus ainda espera os resultados do exame de sangue.
O trabalhador rural garantiu que não há infestação de ratos no sítio -os roedores teriam sido eliminados, segundo ele, por gatos e por ratoeiras.
Na propriedade, a 6 km de Nova Guataporanga (675 km a noroeste de São Paulo), moram sete integrantes da família, em meio a criações de galinhas, patos, porcos e de gado bovino para corte.
Até ontem, segundo a família, o sítio não havia sido visitado por educadores sanitários.
Prefeitura
O prefeito de Nova Guataporanga, Policarpo Santos Freire (PSDB), descartou tomar qualquer medida antes que seja divulgado o exame feito no sangue do lavrador.
"A cidade toda está preocupada. Foi uma morte muito rápida. Estamos aguardando", afirmou o prefeito da cidade.
(JEC)

Texto Anterior: Hantavirose foi identificada em 93 na América
Próximo Texto: Estado define mudança no combate ao crime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.