São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professora é a única mulher no campeonato

DA REPORTAGEM LOCAL

Técnico de uma equipe de futebol também pode ser cargo feminino. A engenheira elétrica e professora da Escola Politécnica da USP, Anna Rillo, é a única mulher na 1ª Copa Brasil de Futebol de Robôs.
Conhecida como Zaganna -fusão de Zagallo e Anna- pelos seus alunos de graduação que participam do campeonato, a professora atua desde 1988 nas áreas de visão computacional e inteligência artificial.
Rillo é responsável pela estratégia do jogo entre os robôs.
Investiu seis meses para desenvolver o programa de visão. Ele funciona em computadores com o sistema "Windows NT".
Formada em engenharia elétrica, Anna Rillo fez pós-graduação e doutorado na Alemanha em engenharia elétrica, na área de visão computacional.
Rillo diz que a escassez de mulheres em uma pesquisa que envolva futebol de robôs acontece por ser uma área muito tecnológica.
E foi outra mulher que estimulou a engenheira e professora a mexer com robôs. "A pesquisadora de futebol de robôs Manuela Veloso, da Carnegie Mellom University, nos EUA, é uma das melhores profissionais em engenharia elétrica e ciência da computação."

Texto Anterior: Software dá o tom do jogo
Próximo Texto: Tudo sobre a 1ª Copa Brasil de Futebol de Robôs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.