São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção jogou 'tudo o que podia' ontem, diz Zagallo

ALEXANDRE GIMENEZ; MARCELO DAMATO; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A SAINT-DENIS

Técnico afirma ter ficado satisfeito com rendimento mostrado pelo time na estréia na Copa do Mundo, contra a Escócia

O técnico da seleção brasileira, Mario Jorge Zagallo, disse ontem ter ficado "muito satisfeito" com o rendimento da sua equipe na partida de estréia na Copa do Mundo da França.
"A seleção jogou tudo o que podia", disse Zagallo na entrevista coletiva realizada depois da vitória de 2 a 1 sobre a Escócia.
Foi a 50ª vitória do Brasil, atual campeão mundial, em Copas.
Desde o final de maio, Zagallo vinha afirmando que a seleção brasileira não estaria no melhor de sua forma na partida de estréia.
"Já disse e repito. Só vamos estar 100% contra a Noruega, mas contra o Marrocos haverá uma evolução em relação ao futebol que mostramos hoje", acrescentou o treinador brasileiro.
Zagallo vem se queixando há alguns meses do pequeno tempo que a seleção teve para se preparar para esta Copa. A equipe chegou à França 19 dias antes da estréia.
Durante a partida, o momento de maior irritação do técnico foi no final do primeiro tempo, com o recuo dos jogadores de defesa e de meio-campo.
Mesmo antes do intervalo, Zagallo levantou-se e gritou várias vezes com seus jogadores, pedindo que as linhas de marcação avançassem.
"Demos espaços para eles fazerem as jogadas diagonais. Aí, a Escócia veio para cima de nós."
No intervalo, Zagallo pediu um novo posicionamento, mais agressivo, especialmente contra os alas Burley e Dailly. "No segundo tempo, matamos as jogadas deles. Eles só chutaram de longe."
Ducha fria
Zagallo reconheceu que o gol foi "ducha de água fria" na equipe. "De onde estava não deu para ver se foi ou não pênalti. Quero ver na televisão."
Segundo Zagallo, o Brasil poderia ter feito mais dois gols depois do primeiro, e a Escócia jogou da maneira como ele esperava.
Citou as jogadas pelo chão em diagonal e especialmente as pelo alto, a maior preocupação nos treinos da semana passada. "O Brasil matou o jogo aéreo da Escócia", afirmou ele.
O treinador elogiou o meia Leonardo ("ele deu à equipe o dinamismo de que ela precisava"), que entrou após o intervalo, mas recusou-se a adiantar se ele será o titular contra o Marrocos, na próxima terça-feira.
"Não tem sentido eu adiantar a escalação com uma semana de antecedência. Vocês vão poder ver o que eu penso sobre esse assunto acompanhando os treinamentos, a partir de sexta-feira."
Mas o tom das críticas sobre Giovanni ("ele esteve muito apático") e sua decisão de substituí-lo no intervalo -o treinador quase sempre faz mudanças mais tardias- indicam que deve se repetir a mudança feita depois da estréia do Torneio da França, há um ano e uma semana, no mesmo país onde está sendo a Copa.
Depois de perder a posição naquele time, Giovanni só voltou a recuperá-la na França, no início da preparação para o Mundial.
Sobre a entrada do meia-atacante Denílson, aos 25min do segundo tempo, ele afirmou que escalou o jogador porque queria alguém capaz de abrir a defesa da Escócia pelas pontas.
O técnico desculpou o atacante Ronaldinho por mais uma partida sem marcar -com esta, são quatro consecutivas na seleção.
"É a característica do futebol de hoje. Os atacantes ficam muito marcados. Mas o Ronaldinho foi bem, criou algumas chances de marcar", afirmou, silenciando sobre o outro atacante, Bebeto.
Zagallo enfatizou a importância de vencer na estréia.
"O resultado permitiu que os jogadores botassem aquele suorzinho para fora. Agora, teremos tranquilidade para nos preparar para o segundo jogo."
Zagueiros
O médico da seleção brasileira, Lídio Toledo, afirmou que Aldair, que estava com dores na virilha esquerda, não teve nenhum problema na partida de ontem.
"Ele jogou sem sem sentir nada", disse o médico.
Mas sobre André Cruz, Toledo voltou ao jogo de empurra que tem usado em todas as contusões de que tratou, especialmente a do atacante Romário, que foi cortado na semana passada.
"O André Cruz teve uma melhora na contusão. Provavelmente, ele já vai poder treinar na segunda-feira."
Acontece que anteontem ele dissera que André Cruz tinha um problema leve, que treinaria na sexta-feira e que deveria estar em condições de jogar na segunda partida, na próxima terça-feira.

Texto Anterior: A pátria de chuteiras de cada torcedor
Próximo Texto: Para Zico, erros são lição para o resto do Mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.