São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cordas Dedilhadas reúne mestres no Sesc

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O violonista francês Raphael Fays e o guitarrista pernambucano Heraldo do Monte inauguram hoje, no Sesc Ipiranga, a série Cordas Dedilhadas. O projeto pretende promover encontros de instrumentistas estrangeiros e brasileiros, em concertos mensais.
"Minha idéia é explorar as similaridades que a música brasileira tem com as músicas de outros países", explica o violonista André Geraissati, autor do projeto e responsável pela programação.
Conhecido por sua identificação com a música cigana, Raphael Fays aprendeu violão com o pai, Louis Fays, que o ensinou a tocar no estilo do jazzista belga Django Reinhardt (1910-1953).
Mais tarde, outros mestres da guitarra jazzística, como Joe Pass, Barney Kessel e Charlie Christian, influenciaram a formação musical de Raphael, que já tem mais de dez álbuns gravados na Europa.
Em seu repertório, o violonista francês inclui composições de Django Reinhardt ("Minor Swing"), Cole Porter ("What Is This Thing Called Love") e Chick Corea ("Armando's Rumba"), ao lado de temas próprios.
O veterano Heraldo do Monte começou a deixar sua marca na história da música popular brasileira em 1967, quando integrou o original Quarteto Novo, ao lado de Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Théo de Barros.
"Apesar de ainda não se conhecerem, os dois vão naturalmente acabar tocando juntos", disse Geraissaiti, planejando um encontro informal de Fays com Heraldo, antes do concerto de hoje.
Na opinião do idealizador do projeto, por trás das evidentes diferenças entre os universos musicais do francês e do brasileiro também existem similaridades.
"A música do Django, que o Raphael aprecia tanto, tem uma certa cumplicidade com as valsas ligeiras do Dilermando Reis, ou mesmo com os choros do Pixinguinha", aponta Geraissati.
Em julho, se apresenta Pedro Caldeira Cabral, especialista em guitarra portuguesa. Em agosto, a série destaca dois violonistas: o francês Roland Dyen e o paulista Ulisses Rocha. Para setembro, está previsto o encontro do inglês Nigel North, que toca alaúde, com o violonista Nonato Luiz.

Show: Raphael Fays e Heraldo do Monte
Quando: hoje, às 21h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, tel. 3340-2000)
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (comerciários, estudantes e terceira idade)

Texto Anterior: Registro traz Ascenso Ferreira
Próximo Texto: Leonardo canta sem Leandro em festival no Playcenter
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.