São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Registro traz Ascenso Ferreira

XS
DA REPORTAGEM LOCAL

Dificilmente um outro poeta consiga dizer tão bem os seus poemas no Brasil como o desconhecido Ascenso Ferreira, pernambucano, louvado em crítica de Mário de Andrade, em 1927, como uma das maiores novidades do modernismo brasileiro.
Autor de poemas com ritmo de cantigas de roda, Ferreira (1895-1965) sai agora em CD, em uma iniciativa da Cepe (Companhia Editora de Pernambuco) e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
O disco "Voz Poética", acompanhado de um livro com os poemas, foi organizado por Paulo Bruscky e traz também Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Cardozo, Mauro Mota, Olegário Mariano e Gilberto Freyre -o autor de "Casa Grande & Senzala" também fez poemas.
As gravações, com os próprios poetas interpretando os seus textos, foram recuperadas de registros feitos pela Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, ou gravações particulares, como foi o caso de Ascenso Ferreira.
Ainda em 1958, ele lançou um dos primeiros discos de poesia no Brasil. O LP (long-play) saiu pela gravadora Rozenblit. Esta obra completa deverá ser relançada em breve em CD, numa iniciativa do editor Juhareyz Correya.
Outro grande poeta que surge agora em disco, mas não na sua própria voz, é Gregório de Mattos, interpretado pela atriz Nilda Spencer, de Salvador.
O disco, da coleção "Poesia Falada", foi lançado pela editora Luz da Cidade. Pela mesma coleção foram lançados ainda a paranaense Helena Kolody, poeta idolatrada em Curitiba, Antônio Cícero, letrista de vários sucessos da MPB, e Affonso Romano de Sant'Anna.

O quê: Voz Poética (CD e livro, R$ 20)
Encomenda: Cepe, tel. 081/421-4233

O quê: coleção Poesia Falada (R$ 18, cada volume, em média, à venda nas livrarias)

Texto Anterior: Prosa de Machado de Assis vai ao CD-ROM
Próximo Texto: Cordas Dedilhadas reúne mestres no Sesc
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.