São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Índice

Sistema exige administração

DA REPORTAGEM LOCAL

Não basta só ser formada por profissionais autônomos competentes. Uma cooperativa de sucesso precisa ser administrada como uma empresa.
O caso da Coopertralav, prestadora de serviços de lavanderia e "estonagem" de jeans, que fechou suas portas depois de um ano de funcionamento, pode comprovar essa afirmação.
O projeto começou quando uma lavanderia fechou as portas. Os interessados se juntaram e resolveram arrendar o espaço, que já contava com todo o maquinário necessário.
Levaram quatro meses para fazer a manutenção do local, que estava parado havia três anos. Em seguida, começaram a conquistar uma "boa clientela", segundo Aliomar Pereira Dias, 35, presidente da extinta cooperativa.
O problema, segundo ele, foi o alto valor pago pelo arrendamento. "No começo, quase não se tem recurso. Não tivemos fôlego."
Orientação
O Sebrae e a Fetrabalho oferecem assessoria gratuita a interessados.
Há orientação sobre abertura, procedimentos básicos, adequação às leis específicas das cooperativas e processos de gestão.

Informações - Fetrabalho: (011) 549-3210; Sebrae: 0800-780202.

Texto Anterior: 'Gatoperativas' fogem de encargos sociais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.