São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Limite" sai em CD-ROM

JOSÉ GERALDO COUTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Depois de dois anos de trabalho com poucos recursos técnicos e financeiros, está pronto o CD-ROM "Limite", realizado pelo Laboratório de Investigação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF).
No CD-ROM está o filme completo, decupado plano a plano, além de um vasto material iconográfico (cerca de cem fotos), informações sobre Mário Peixoto e a equipe do filme e ensaios analíticos sobre a obra.
A pesquisa básica utilizada no CD-ROM foi feita pela italiana Raffaella de Antonnellis, que fez também a análise de cada plano do filme.
Raffaella, que em 1993 defendeu na Universidade de Pavia (Itália) a tese "Avanguardia nel Cinema Muto Brasiliano: 'Limite' di Mário Peixoto", disse à Folha que está pesquisando agora "Onde a Terra Acaba", filme abortado do diretor.
Em sua pesquisa sobre "Limite", a estudiosa italiana contou com a "ajuda inestimável" de Saulo Pereira de Mello. "Ainda não havia o Arquivo Mário Peixoto, e Saulo me permitiu utilizar o material que estava em sua casa."
Além de Maria Christina Emmerick, trabalhou no CD-ROM o pesquisador Lécio Augusto Ramos, da UFF. O idealizador e coordenador do projeto é Tonico Amâncio, também da UFF.
Os quatro ensaios sobre "Limite" incluídos no CD-ROM são assinadas por Saulo Pereira de Mello, Maria Christina Emmerick, Tânia Clemente de Souza e Lécio Augusto Ramos.
(JGC)

Texto Anterior: Os disfarces de um dândi
Próximo Texto: Cineasta é tema de filmes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.