São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta é tema de filmes

JOSÉ GERALDO COUTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Dois filmes de longa-metragem dedicados a Mário Peixoto estão sendo preparados por diretores diferentes.
O que deve ser realizado primeiro é um documentário sobre a vida do cineasta e escritor, a ser dirigido por Sérgio Machado, que foi assistente de direção de Walter Salles em "Central do Brasil".
Machado já firmou um contrato com o Arquivo Mário Peixoto para a utilização de seu acervo no filme, que terá uma versão para cinema e outra para a televisão, a ser serializada. O documentário deverá ser produzido no segundo semestre deste ano.
O outro projeto em preparação é mais ambicioso: um longa-metragem de ficção chamado "A Invenção de Limite", a ser dirigido por Joel Pizzini e produzido por Sara Silveira.
A idéia de Pizzini, que está realizando a pesquisa e o roteiro em parceria com sua mulher Jane de Almeida, é reconstituir a história e as circunstâncias da produção de "Limite".
Entre outras coisas, Pizzini pretende recriar as engenhocas e traquitanas inventadas por Mário Peixoto e o diretor de fotografia Edgar Brasil para as filmagens de "Limite". O diretor de fotografia de "A Invenção de Limite" será o tarimbado Mário Carneiro, que já trabalhou com Pizzini no curta "Enigma de um Dia". O filme deverá ser rodado no próximo ano.
Antes mesmo de definir seu projeto de filme, Joel Pizzini havia tido longas conversas com Mário Peixoto sobre "Limite", pouco antes da morte do cineasta, em 1992.
(JGC)

Texto Anterior: "Limite" sai em CD-ROM
Próximo Texto: A torre e o tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.