São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprendendo a votar; Copa e realidade; Candidato do PT; Saqueadores; Aposentados aguardam; Racismo em SP; OAB investiga; Dificuldades de Covas; Sugestões; Preservação; Coerência na tradução

Aprendendo a votar
"'Todo povo tem o governo que merece!' e 'Brasileiro não sabe votar' são duas máximas que confundem a cabeça do povo brasileiro. Já ouvimos, muitas vezes, quando de maus governos, que 'o povo brasileiro não merece o governo que tem'.
Nós, humilde e modestamente, entendemos que ambas nos cabem como uma luva. Senão, vejamos: um enorme contingente não mais se lembra em quem votou nas eleições das quais participou, nem sequer na última, o que significa, no mínimo, um descompromisso com o voto.
Há eleitores que votam em quem lhes concede algum favor ou recompensa. Outros mais estufam o peito e dizem orgulhosamente que não perdem eleição, só votam em candidatos vitoriosos. Entre esses, inclusive, há aqueles que acham que determinada pessoa, mercê de suas qualidades, é o melhor candidato, mas por ter poucas chances de ganhar não votará nela.
Estes últimos, para nós, são os maiores responsáveis pelos péssimos governos que já tivemos."
Geraldo Sergio Gonçalves (Belo Horizonte, MG)

Copa e realidade
"Liberdade, igualdade e fraternidade... Só para quem luta por isso. Como é que uma Copa do Mundo consegue apagar a realidade do povo? Onde estão a seca do Nordeste e os saques de alimentos?
Cadê o problema da saúde, da terra, da educação, da vida real?
Uma amiga minha, francesa, disse-me que nenhuma Revolução Francesa se faz com futebol. Eu concordo. Um gol e uma Copa não matam a fome, não educam e não afastam a miséria."
Guilherme Rosemberg Guimarães Queiroz (Uberlândia, MG)

Candidato do PT
"O governo e os grandes meios de comunicação tentam criar um terror eleitoral dizendo que se o Lula ganhar as eleições vai desestabilizar a economia. É falsa essa afirmação, porque a esquerda ganhou na Europa e não houve nenhum desastre.
O terror é tanto que tenta convencer o brasileiro de que vai perder o emprego."
Orlando Januário dos Santos (Belo Horizonte, MG)
*
"No dia em que Lula passar a governar um país como o Brasil, esse país vai passar a ser o mais miserável do globo. Lula não tem capacidade de ser nem sequer um prefeito."
Elias de Lima (São Paulo, SP)

Saqueadores
"O artigo 'O direito à honra', de Teotonio Vilela Filho, publicado em 11/6 (pág. 1-3, Opinião), veio primorosamente expor uma situação reprovável que, ao meu ver, expõe a incoerência daqueles que dizem lutar por um 'Brasil mais justo e democrático'.
Muito bem salientado pelo autor, esses que 'são contra a caridade nos momentos de emergência', que defendem o saque -em um ano de campanha eleitoral- como uma forma de 'pressão' contra o governo, não contribuem em nada para uma real melhoria das verdadeiras vítimas dessa situação, utilizando-se do sofrimento delas e acabando com um resto de dignidade que ainda lhes restava: a certeza da honestidade."
Ana Bárbara Costa Teixeira (São Paulo, SP)

Aposentados aguardam
"Trabalhador que teve aposentadoria negada pelo INSS aposentou-se pela Justiça após penosa espera. O pagamento dos atrasados (verba alimentar) é realizado via precatório (o crédito entra no exercício de um ano, para pagamento no ano seguinte).
Apesar de o dinheiro estar disponível desde janeiro, até hoje o aposentado não recebeu.
As associações de aposentados estão irmanadas, senhor presidente, e os descendentes desses velhos 'imprestáveis' responderão, no momento certo e próximo, a mais esse desprezo."
Elias Jabur (Jardinópolis, SP)

Racismo em SP
"Fala-se tanto em racismo em São Paulo, mas na verdade a discriminação ou o racismo encontram-se nos nordestinos. Os baianos, por exemplo, quando chegam a São Paulo, parece que sentem vergonha de dizer que são nordestinos, têm vergonha de seus sotaques, têm vergonha até de dizer que comem farinha.
É triste existirem pessoas em determinadas regiões do Brasil que têm preconceito consigo mesmas."
Joaquim Pereira de Souza (São Paulo, SP)

OAB investiga
"Com relação à reportagem 'Juiz é acusado de racismo em audiência', publicada em 11/6 no caderno Cotidiano, sobre o caso de racismo denunciado pela advogada Sidmara Adriane Geremias, de Presidente Prudente, esclareço que recebi o pedido de desagravo formulado pela colega.
Como de praxe, a Comissão de Prerrogativas tomará as providências necessárias.
Se a Comissão de Prerrogativas e o Conselho da Ordem concluírem pela prática de crime de racismo, será indicado advogado para entrar com queixa-crime contra o juiz. Se o caso ficar contido no âmbito do desrespeito à profissional, será proposta a concessão de desagravo."
Alberto Lopes Mendes Rollo, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-SP (São Paulo, SP)

Dificuldades de Covas
"Um dos grandes equívocos cometidos pelo sr. Mário Covas foi ignorar totalmente aquelas pessoas, políticas ou não, que lhe deram apoio no segundo turno das eleições de 94.
Talvez influenciado pelo ciúme dos correligionários, desprezou-os totalmente e esqueceu que eles o ajudaram a vencer o pleito. Por isso agora o governador está encontrando dificuldades para deslanchar a campanha, cercado que está pelos mesmos incompetentes."
Mário Garnica (Ribeirão Preto, SP)

Sugestões
"90% das previsões de fim de ano dão errado. Mas 90% da mídia que veiculou essas previsões não registra o fato. 90% da população que gosta de ler sobre esse assunto ficaria satisfeita se, digamos, todo dia 1º de cada ano, os jornais publicassem as previsões feitas para o ano anterior.
90% das promessas de políticos não se concretizam. Os jornais prestariam um bom serviço se todos os dias publicassem, a partir de um espaço de tempo razoável para o aguardo do início da obra ou do que for, aquilo que foi prometido e não cumprido.
90% das falcatruas que fazem 90% de sucesso na mídia são esquecidas assim que ficam desgastadas pelo tempo, e os culpados não são punidos. Os jornais prestariam um bom serviço se publicassem todos os dias essas falcatruas, justamente para que não caiam no esquecimento."
Isnard Camara de Oliveira (Bragança Paulista, SP)

Preservação
"Você sabia que 60% da mata atlântica está nas mãos de proprietários privados? Se essa área for preservada, promete o governo, o Incra deixará de cobrar impostos, para que se evite sua destruição. Os 40% restantes pertencem ao governo.
Teremos que impor leis duras e aplicáveis para que não se destrua o que ainda nos resta de vida ambiental."
Antônio Rochael (Iguape, SP)

Coerência na tradução
"Se no fascículo 3 sobre as cidades da Copa traduziram Marseille para o português Marselha, por que cargas d'água não adotaram, no fascículo 6, o português Bordéus em vez de Bordeaux e, no fascículo 9, o português Lião em vez do francês Lyon? Uma contradição."
José Lino Schmitt (Gaspar, SC)

Texto Anterior: A globalização do espírito
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.