São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa traz resultados

LUÍS PEREZ
EDITOR-INTERINO DO TUDO

Quando orientadas em relação ao uso de tecnologia para aumentar a produtividade, as micro e pequenas empresas conseguem ótimos resultados. O Brasil, porém, ainda investe muito pouco no domínio de novas tecnologias.
Esse investimento não chega a 2% do PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas do país), segundo Milton Campanario, 48, secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
"É muito pouco", diz o secretário. A afirmação foi feita após a apresentação dos resultados da primeira fase do programa Mobilização Tecnológica, do Sebrae, na última semana.
Participaram da primeira fase do programa 13 empresas -com 16 projetos-, durante os últimos dois anos. A maioria obteve aumento de produtividade de 40% até 82%. A idéia é apostar na sensibilização do empresário em relação à modernização.
"A atividade empresarial no país depende das pequenas empresas", afirma Roberto Waack, 38, presidente da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Industriais), que fez parceria com o Sebrae para desenvolver o programa.
Para ele, o micro e pequeno empresário já aprendeu que finanças e marketing são importantes, mas ainda não despertou para a questão tecnológica.
"Nem sempre a tecnologia é algo complexo. Pode ser uma mudança muito simples para o que a empresa precisa", diz.
O Mobilização Tecnológica orienta e patrocina o trabalho de técnicos e especialistas para solucionar desafios que a tecnologia propõe.
Isso inclui lidar com práticas de gestão, melhorar a qualidade de produtos que já existem ou mesmo desenvolver novos produtos e processos.
Um exemplo: a Gets, empresa nova que produz chicotes elétricos para a indústria automobilística, estava com problemas com uma matéria-prima, o silicone.
No programa, ela conseguiu diminuir os custos na linha de produção de cabos em até 20%, melhorou sua estrutura de qualidade e se articulou para obter o certificado ISO 9000.

Sebrae - 0800-78-0202; Anpei - (011) 822-3533.

Texto Anterior: SP abriga metade das micro e pequenas exportadoras
Próximo Texto: Como montar uma minigráfica?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.