São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Índice

Como montar uma minigráfica?

José Miguel da Silva, Paraná
No segmento de gráficas, a prioridade é a rapidez aliada à qualidade. Hoje, para agilizar o trabalho, a maior parte dos equipamentos é de alta tecnologia.
O principal problema para quem está começando é a concorrência. Na hora de escolher o ponto, dê preferência a regiões de grande movimento, próximas a bancos, escolas, faculdades e grandes empresas.
Os equipamentos básicos são: impressora "off-set", guilhotina, dobradeira, copiadora, encadernadora, grampeadora e computador. Eles podem ser alugados de fornecedores.
O processo de trabalho segue os seguintes passos: preparação da arte, duplicação, perfuração, dobra, refilação e numeração.
São necessários dois funcionários para tocar o negócio. Uma recepcionista para atendimento de balcão também pode ser útil.
O investimento inicial para se montar a minigráfica pode chegar a R$ 46 mil. O capital de giro necessário é de aproximadamente R$ 7.000. O prazo de retorno pode chegar a 24 meses.

Ligue-Sebrae - 0800-78-0202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Programa traz resultados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.