São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
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Como montar uma adega

1 - Escolha do ponto
. Procure locais movimentados, de preferência onde não existam outras adegas próximas
. Evite regiões atendidas por supermercados, pois eles são seus principais concorrentes
. A rua deve ser larga para comportar os caminhões dos fornecedores que fazem as entregas de bebidas

2 - Investimento
. Varia de acordo com o tamanho da loja e o tipo de bebida que vai ser comercializada
. Uma adega simples precisa de prateleiras, caixa registradora, geladeiras, engradados, carrinhos e telefone (investimento de cerca de R$ 4.000)
. Incluindo impostos, capital de giro e despesas com aluguel do imóvel, o investimento inicial pode chegar a R$ 20 mil para montar uma adega simples
. Se o comerciante trabalhar só com vinhos ou se for um empório, o investimento é maior. Cervejas e refrigerantes são mais baratos. Em compensação, os vinhos podem custar de R$ 15 a R$ 1.000 uma garrafa
. Uma sugestão é começar com vinhos mais baratos, que vendem mais rápido e não exigem tantos cuidados com a conservação

3 - O que vender
. No verão e durante as férias, as bebidas que mais vendem são cervejas e refrigerantes
. Nos meses mais frios, a demanda pelas chamadas bebidas "quentes", como vinho, uísque e licores, é maior. Como o consumo delas é menor, se comparada com a cerveja, é bom investir em outros produtos, como aperitivos, massas, frios e pães, que possam compensar a queda nas vendas
. Outra opção são as cervejas do tipo "bock", próprias para os meses frios

4 - Diferenciais
. Uma forma de driblar a concorrência com os supermercados é investir no atendimento diferenciado
. Procure conhecer seus clientes. Serviços de entrega são sempre bem-vistos
. Treine seus funcionários para que eles possam dar dicas aos consumidores sobre os melhores vinhos e os tipos de comida que podem acompanhá-los

Fonte: Sebrae

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