São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor cresce 17% em um ano

VINÍCIUS PRECIOSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O franchising de sorveterias cresceu neste ano em relação a 1997. Segundo dados do Instituto Franchising, existem hoje 177 franquias desse tipo, contra 151 no ano passado -o que significa um aumento de 17,2%.
O número de unidades (lojas próprias e franquias) também cresceu. Em 1997, eram 221 e, em 1998, 249 -um aumento de 12%.
"Certamente é um segmento em expansão", analisa Mirian Senoi, 30, coordenadora do Instituto Franchising. "No Brasil, o inverno é muito curto, o que é favorável para as franquias desse setor."
Outra explicação para o crescimento, diz Mirian, seria o fato de o brasileiro estar aprendendo a tomar sorvete nos meses mais frios.
Artesanais
Isso se deve em parte à entrada das sorveterias artesanais, que fabricam sorvetes mais cremosos e não tão gelados quanto os tradicionais do mercado brasileiro.
A Sottozero é um desses casos. Com quatro franquias, a rede pretende abrir mais nove no Estado de São Paulo.
"Divulgamos o hábito de tomar sorvete, inclusive no inverno, como acontece na Europa", afirma Edson Luiz Pinto, 40, gerente de franquias da Sottozero.
Apesar do crescimento, a coordenadora do Instituto Franchising recomenda cautela. "Na hora de optar por uma marca, visite os franqueados e pergunte qual o apoio que o franqueador dá durante os meses mais frios, quando as vendas tendem a cair."
(VP)

Texto Anterior: Conheça as franquias de sorvetes
Próximo Texto: Prejuízo de locadoras de carros é de R$ 10,8 milhões por mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.