São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas opções desagradam clientes e revendedores

DA REPORTAGEM LOCAL

O revendedor independente Décio Berman afirma que a desatualização tecnológica e de design da chamada linha BX (Gol, Parati e Saveiro) é alvo fácil de críticas.
"Todas as montadoras estão lançando carros mundiais, de maior nível tecnológico, mas a Volks continua mantendo modelos como Santana e Quantum." avalia.
Berman se refere a modelos tais como o próprio Palio, considerado o carro mundial da Fiat, que é distribuído na América do Sul, África e Ásia, além do Ford Escort, distribuído simultaneamente na América do Sul e na Europa, e do GM Corsa, na mesma situação.
Diferença
O presidente da Abracaf (associação das concessionárias Fiat), Humberto Pereira Carneiro, diz que a agilidade da Fiat faz a diferença na disputa de mercado, além da capacidade de oferecer novos modelos com design mais atraente.
"Hoje, não é mais o grande que come o pequeno. É o rápido que come o lento", compara.
A Fiat realiza testes de aclimatização em território brasileiro de todos os seus modelos produzidos na Itália, o que inclui toda a linha Alfa Romeo e até as Ferrari, independentemente de comercializá-los no país.
A montadora italiana estuda ainda a possibilidade de vender no país os modelos que foram substitutos do Tipo na Europa, os hatchbacks Bravo e Brava.
Mais bem acabado
O diretor de Marketing da Sopave, Naul Ozi, prefere abordar outros lados da questão.
Segundo ele, o acabamento feito pela Volkswagen é muito melhor e acrescenta que o custo de manutenção e das peças é mais barato.
"Considerando só esses dois aspectos, os modelos da Volks acabam sendo mais baratos no final, isso sem contar a desvalorização de, em média 6% de um Fiat usado em relação a um Gol."
Ozi contou que num recente programa de treinamento com funcionários das concessionárias da rede foi constatado mais de vinte itens presentes no Gol com qualidade superior ao do Palio.
Cobertura do porta-malas e o tecido que reveste as laterais e a parte traseira do veículo são apenas alguns deles.
Outra desvantagem apontado por Ozi é com relação ao óleo lubrificante prescrito no manual do proprietário do Palio, que tem de ser sintético, portanto, mais caro.
Quanto às vendas direta ao consumidor, Ozi cita a negociação que o cliente pode fazer. No caso da Sopave, um Gol 1.000 que na tabela é vendido por R$ 13.630, pode ser negociado por R$ 12.450.

Texto Anterior: Nissan Frontier vem com mais força para as "trilhas urbanas"
Próximo Texto: 'Fieis' apontam valor de revenda e de manutenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.