São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação nos Estados Unidos atinge 0,3% em maio

ALESSANDRA BLANCO
DE NOVA YORK

O índice de preços ao consumidor, principal medida utilizada pelo governo para determinar a inflação, aumentou em maio nos EUA no ritmo mais rápido dos últimos 17 meses.
Foi registrado em maio um aumento de preços de 0,3%. Em abril, havia sido registrado 0,2% de aumento. Apesar de serem considerados pequenos, os aumentos estão sendo vistos com cautela.
O índice foi impulsionado pelo aumento de 0,3% nos custos de energia, que vinham caindo nos últimos cinco meses, além de uma alta nos preços de frutas e vegetais que puxaram para cima o preço dos alimentos, com aumento de 0,6%, o maior desde outubro de 1997.
Outros fatores que contribuíram foram o aumento de 1,7% nos preços dos cigarros, previamente anunciados pelas empresas como sendo um repasse dos custos associados à proposta da legislação antifumo, aumento de 0,4% em vestuário e 0,3% no setor de habitação.
Nos 12 meses que se encerraram em maio, o índice de preços ao consumidor aumentou a uma taxa anual de 1,7%.
Analistas de mercado já começaram a discutir ontem se essa taxa pode provocar um aumento dos juros nos EUA, a ser decidido na próxima reunião do Federal Reserve (Fed), em 30 de junho.
Mas a expectativa é de as taxas de juros se manterem no mesmo patamar, pelo menos enquanto continuarem as turbulências na Ásia. Um aumento nos juros nos EUA poderia atrair mais dinheiro para o chamado "paraíso-seguro" do mercado financeiro norte-americano e provocar uma fuga de investimentos da Ásia.
(AB)

Texto Anterior: Greenspan defende monopólio
Próximo Texto: Missão do FMI chega à Rússia na segunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.