São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
Texto Anterior | Índice

Argentinos também têm receio

AUGUSTO GAZIR
DE BUENOS AIRES

Os exportadores argentinos estão temerosos em relação à Alca, segundo pesquisa realizada pela UIA (União Industrial Argentina).
Os exportadores (90,5%) querem que o governo argentino concentre esforços na consolidação do Mercosul. Metade dos empresários considerou o bloco positivo, 39% são neutros, e 10% opinaram que o mercado é desfavorável.
Hoje e amanhã, em Buenos Aires, se iniciam as negociação da Alca. Ao todo, nove grupos discutirão as condições para a área de livre comércio entrar em vigor em 2005.
Nos primeiros encontros, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, os grupos vão estabelecer seu programa de trabalho, regras de procedimento, calendário de reuniões e nomear os presidentes.
Também se discutirá a formação de um fórum econômico e social da Alca, a exemplo do que já tem o Mercosul.
Segundo Jorge Campbell, secretário argentino de Comércio Exterior, as negociações serão lentas.
"A preocupação central do Mercosul é que o tema agrícola (barreiras comerciais) avance com a maior rapidez possível", afirmou Campbell.

Texto Anterior: Não há condições para Alca, diz Lampreia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.