São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito de Teerã acusa tribunal de obter confissões 'sob pressão'

Karbatschi pode ser condenado a até dez anos de prisão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O prefeito de Teerã (capital do Irã), Gholamhossein Karbatschi, discutiu com o presidente do tribunal onde está sendo julgado, acusando o órgão de pressionar indevidamente testemunhas para obter confissões.
Quando o juiz citou depoimentos assinados por ex-empregados municipais interrogados na prisão, Karbatschi disse: "Não aceito nada escrito quando essa gente estava no cárcere e sob pressão."
O juiz Mohseni Ejei afirmou que o prefeito estava fazendo "acusações graves contra o tribunal e contra o sistema judiciário".
O julgamento de Karbatschi, acusado de corrupção, começou no dia 7. É visto como um embate entre os conservadores, que controlam o Judiciário, e os partidários do presidente moderado Mohamad Khatami. Se for considerado culpado, o prefeito pode ser condenado a até dez anos de prisão, receber uma multa e ser proibido de exercer cargos públicos.
A Justiça decidiu adiar para o dia 25 de junho a audiência que aconteceria no próximo domingo, quando o Irã joga contra os EUA.

Texto Anterior: Ex-almirante argentino chama generais de "homossexuais"
Próximo Texto: Presidente iugoslavo se nega a retirar suas tropas de Kosovo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.