São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor quer preencher lacuna

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

"The Male Nude", a compilação de nus masculinos que chega ao Brasil no dia 1º, pertence à categoria de livros mais abrangentes com a qual a editora alemã pretende escapar da pecha de editora de livros superficiais.
"O nu feminino sempre foi muito constante na iconografia ocidental, mas o nu masculino carece de uma continuidade de tradição", diz o autor David Leddick. O livro é a versão masculina de títulos como "1.000 Nudes", apenas com nus femininos.
O volume começa com ilustrações eróticas do século 19. As primeiras fotografias homoeróticas são as do barão Wilhelm von Gloeden, que no final do século 19 se encantou com os rapazes sicilianos e realizou imagens inspiradas em cenas clássicas e mitológicas. Em 1933, a polícia fascista italiana implicou com o teor erótico de suas imagens e destruiu milhares de fotos originais e filmes seus.
Traz ainda imagens publicadas na revista de fisiculturismo "Physique Pictorial", a preferida do circuito gay nos anos 50, além de imagens avulsas de fotógrafos renomados, como Robert Mapplethorpe, Nan Goldin, Cecil Beaton, Francesco Scavullo, Herb Ritts e Wolfgang Tillmans.
(CF)

Livro: The Male Nude
Autor: David Leddick
Lançamento: Taschen
Quanto: R$ 49,90 (768 págs.)
Distribuição: livraria Paisagem (r. Ministro Jesuíno Cardoso, 261, Vila Olímpia, tel. 011/829-4835)

Texto Anterior: Editor começou com quadrinhos
Próximo Texto: Músculos animam EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.