São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 1998
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Como fica o ensino médio (2º grau)

. Perde o caráter enciclopédico e a ênfase na memorização de informações para priorizar o uso do raciocínio e da criatividade
. Os currículos devem ser estruturados em dois conceitos norteadores: a interdisciplinaridade (relacionar as disciplinas em áreas de projetos de estudo, mantendo diálogo permanente entre elas) e a contextualização (situar no dia a dia do aluno o que ele aprende)
. O currículo ser em uma base nacional comum e uma parte diversificada. A base nacional deverá ocupar no mínimo 75% das 2.400 horas obrigatórias para o ensino médio e será organizada em três áreas do conhecimento: códigos, linguagens e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias
. A parte diversificada ocupa 25% do tempo de ensino e será definida a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos próprios alunos
. As escolas não precisam ministrar as disciplinas com os nomes atuais (língua portuguesa, matemática, geografia etc). Elas poderão desenvolver seu próprio currículo para ensinar os conteúdos determinados pelas diretrizes curriculares do ensino médio

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