São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zico quer Ronaldinho 'solidário'

ALEXANDRE GIMENEZ; JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO; MARCELO DAMATO; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS A OZOIR-LA-FERRIÈRE

Para coordenador, atacante deve aceitar que é apenas mais um jogador do esquema tático adotado pela seleção brasileira

O coordenador técnico Zico acha que é hora de Ronaldinho começar a aceitar que ele não passa de "um componente a mais" da equipe brasileira.
Para Zico, "colocar toda a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso do time nas costas do Ronaldinho não é bom nem para ele nem para a seleção."
O coordenador técnico concorda com o atacante sobre o fato de o esquema do Brasil ser bem diferente do da Inter de Milão, equipe pela qual Ronaldinho atua.
Zico, porém, não acha certo mudar o posicionamento dos jogadores apenas para que Ronaldinho comece a receber mais bolas.
"Não é que a bola não esteja chegando ou que esteja chegando devagar", disse Zico. "O problema é que a Inter joga no contra-ataque, e nós não podemos jogar assim. Contra o Brasil, os outros ficam sempre lá atrás, é uma situação diferente. Lá ele recebe três ou quatro bolas por jogo e faz um ou dois gols. Aqui ele está mais marcado, fica bem mais difícil."
Sobre os poucos passes que tem recebido, uma das principais reclamações de Ronaldinho, Zico foi irônico. "Você quer que a gente coloque o Gérson de volta ou o Rivellino?", perguntou, sobre os campeões mundiais de 1970.
Peça a mais
A partir do momento em que Ronaldinho aceitar que é uma "peça a mais", Zico acha que a equipe poderá melhorar.
"Os outros têm que saber aproveitar que o Ronaldinho está tão bem marcado e usar melhor os espaços livres."
Zagallo, por sua vez, acha que Ronaldinho, já que está tão vigiado pelos adversários, deve tentar se desmarcar, movimentando-se mais e explorando as laterais.
Outra preocupação de Zico em relação ao jogador é com a cobrança que ele tem recebido da imprensa e da torcida brasileira.
"Para um rapaz de 21 anos, acho que ele tem se saído muito bem. Está encarando tudo com muita responsabilidade."
Apesar de reconhecer que disputar uma Copa do Mundo é algo completamente diferente de participar de qualquer outro tipo de competição esportiva, Zico acha "exagerado o que estão fazendo com o garoto".
"Ele já foi escolhido duas vezes o melhor do mundo, é reconhecido pela imprensa e pela torcida de todos os países, não entendo o porquê de nós, brasileiros, estarmos fazendo isso com ele. Até parece que nós não queremos que ele seja um sucesso."
No final, Zico pediu tranquilidade. "Não vamos ficar abatidos por causa de uma derrota. Acabamos em primeiro no grupo."
(AGz, JCA, MD e MM)

Texto Anterior: You Ronaldo. Me Jane
Próximo Texto: Crítico, atacante já contemporiza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.